PUBLICIDADE
IPCA
0,64 Set.2020
Topo

Oi: Justiça pede à CVM investigar possíveis ganhos ilícitos com ações da tele

10/09/2019 18h58

O juiz Fernando Viana, da 7ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro e responsável pela recuperação judicial da Oi (SA:OIBR4), enviou nesta terça-feira (10) uma notificação à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) com pedido de investigação sobre "inexplicável aumento de volume financeiro de negociações envolvendo as ações" da tele na B3. A notificação do juiz veio após pedido do Ministério Público, que suspeita de que o mercado acionário "pode ter sido manipúlado para gerar ganhos ilícitos". As informações foram divulgadas por Lauro Jardim, em seu blog no portal do jornal O Globo.

De acordo com o despacho de Viana, as suspeitas recaem sobre as operações de day trade, qualificando-as de "atípicas" durante a segunda quinzena de agosto. O juiz cita no despacho trecho do pedido do MP em que tem dúvidas sobre a lisura da conduta do Conselho de Administração da Oi (SA:OIBR4):

A virulenta tentativa do conselho de administração para obter a autonomia para venda de qualquer ativo das companhias em recuperação ou para realizar quaisquer operações de reorganização societária, sem autorização judicial ou anuência dos credores.

As ações da tele fecharam em alta na bolsa paulista. Os papéis ordinários (SA:OIBR3) tiveram ganhos de 2,48% a R$ 1,24, enquanto os preferenciais (SA:OIBR4) subiram 2,50% a R$ 1,64.