IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Com feriado do Festival da Lua, minério de ferro não foi negociado em Dalian

13/09/2019 08h44

Devido ao feriado do Festival da Lua, ou Festival do Meio do Outono, os mercados chineses não operaram nesta sexta-feira. Desta forma, não houve negociações dos contratos do minério de ferro e do vergalhão de aço.

A data é celebrada na China no 15º dia do 8º mês do calendário lunar, sua origem está estritamente ligada a uma cultura tradicionalmente agrária, regida pelos ciclos da natureza. O Festival é um agradecimento dos chineses à lua pela colheita, assim como reuniões familiares e oferendas para a lua nos dias do outono.

Alívio na disputa comercial

Em uma tentativa adicional de diminuir as tensões entre China e Estados Unidos, a Comissão de Tarifas Alfandegárias do país asiático anunciou nesta sexta-feira que excluirá alguns produtos agrícolas, como soja e carne de porco das tarifas adicionais sobre os produtos americanos.

Esta decisão chega dois dias após a China anunciar que adiava por um ano - até setembro de 2020 - a aplicação de tarifas a 16 produtos americanos, cujas taxas estavam programadas para entrar em vigor na próxima terça-feira.

Entre os bens afetados pelo atraso tarifário de 25% planejado para entrar em vigor em 17 de setembro estavam produtos menores, como ração para peixe ou matérias-primas necessárias para a fabricação de remédios contra o câncer, mas não os mais sensíveis, como carne de porco, soja ou automóveis.

No entanto, o gigante asiático decidiu incluir os dois produtos agrícolas na lista, uma mostra da nova onda de boa vontade para chegar a um acordo.

O setor agrícola tem sido uma das principais armas de luta entre os dois países, uma vez que uma das principais demandas dos Estados Unidos é que a China compre mais produtos agrícolas, a fim de igualar a balança comercial.