IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Moedas - Iene sobe em relação ao dólar depois que o BOJ manter sua política monetária

19/09/2019 03h35

O iene se recuperava de uma baixa de sete semanas em relação ao dólar norte-americano nesta quinta-feira, depois que o Banco do Japão manteve a política monetária em suspenso, após a decisão do Federal Reserve de cortar a taxa durante a noite.

O dólar caía 0,44%, para 107,95 ienes, por volta das 3h32 depois que o BoJ manteve a política, conforme o esperado, mas sinalizou que poderia diminuir as taxas no próximo mês.

Os bancos centrais de todo o mundo têm afrouxado a política para combater os riscos de baixa inflação e recessão.

O Fed cortou as taxas de juros pela segunda vez este ano na quarta-feira, com uma votação de 7 a 3. O corte na taxa era amplamente esperado, mas a votação das partes suscitou alguma preocupação em prever o futuro caminho da política monetária.

O presidente do Fed, Jerome Powell, descreveu as perspectivas dos EUA como "favoráveis" e a taxa de juros como "segura". Ele não descartou cortes futuros, mas suas observações não foram tão pavorosas quanto os mercados esperavam.

O euro subia 0,1% em relação ao dólar, para 1,1045, enquanto a libra ficou pouco alterada em 1,2468.

Os investidores aguardam uma reunião de política do Banco da Inglaterra na quinta-feira. Espera-se que o BOE mantenha as taxas inalteradas, mas a incerteza sobre o Brexit complicou as perspectivas da política monetária.

O dólar australiano caía 0,6%, cotado a 0,6786, após dados durante a noite, mostrando que a taxa de desemprego do país subiiu inesperadamente em agosto, destacando a necessidade de estímulos adicionais do Banco Central da Austrália.

-A Reuters contribuiu para esta matéria