IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Embraer recua quase 2% com acordo com a Boeing em investigação pela União Europeia

23/09/2019 11h34

Na parte da manhã desta segunda-feira na bolsa paulista, as ações da Embraer operam com importante queda, com o mercado reagindo à notícia da Reuters de que a União Europeia abriu investigação antitruste contra a Boeing no caso da compra do controle da divisão comercial da fabricante brasileira.

Sendo assim, por volta das 11h10, as ações da companhia eram negociadas com queda de 1,95% a R$ 19,14.

A reportagem destaca que o acordo, marcando a maior mudança no setor aeroespacial comercial em décadas, reformularia o duopólio global dos jatos de passageiros e reforçaria as companhias ocidentais contra os grupos recém-chegados da China, Rússia e Japão.

Isso daria à Boeing uma posição no mercado de aviões com preços menores, permitindo competir melhor com os jatos CSeries projetados pela Bombardier do Canadá e apoiados pela rival europeia Airbus SE.

O acordo avalia a unidade da Embraer em 4,75 bilhões de dólares.

A Comissão Europeia, que estabeleceu o prazo de 4 de outubro para sua análise preliminar do acordo, não respondeu a um pedido de comentário imediato.

O agente da concorrência da UE iniciará uma investigação em grande escala após o final de sua revisão, o que pode levar até cinco meses e aumenta a pressão sobre a Boeing para oferecer concessões para tratar de questões de concorrência.

A comissão recentemente questionou fornecedores e rivais sobre o negócio, indicando preocupações com a concentração no mercado.

Eles foram questionados sobre o impacto do número reduzido de empresas, de sete para seis e de três para dois em vários segmentos, disse uma fonte com conhecimento direto do acordo.

Com Reuters.