PUBLICIDADE
IPCA
0,64 Set.2020
Topo

YDUQS confirma compra das operações da Adtalem no Brasil por R$ 1,92 bilhão

21/10/2019 07h52

A YDUQS (SA:YDUQ3) anunciou na manhã desta segunda-feira (21) a aquisição das operações do grupo norte-americano Adtalem no país. A transação custará R$ 1,92 bilhão e será a maior aquisição da história da antiga Estácio. A transação deve ser concluída no primeiro semestre de 2020. Os recursos virão do caixa da companhia e de financiamento.

Com a transação, a YDUQS (SA:YDUQ3) assumirá as dez instituições de ensino superior reunidas sob a bandeira Wyden, a escola de negócios IBMEC, a rede Damásio Educacional, referência no setor jurídico, e a SJT MED, que oferece cursos preparatórios na área de medicina e saúde. A Adtalem tem hoje 102 mil alunos espalhados em 20 campi e mais de 180 polos de ensino a distância.

A companhia destaca que se trata de uma aquisição transformacional, sobretudo pelas oportunidades de expansão que surgem com a integração: o negócio vai dar origem a um grupo educacional com 680 mil alunos e marcas fortes tanto em nível nacional quanto regional.

Em julho, a YDUQS (SA:YDUQ3) anunciou ao mercado uma nova visão para seu negócio - uma estratégia de crescimento mais flexível, que contemplaria a entrada em novos negócios e a possibilidade de manter marcas com posicionamentos de mercado distintos. A compra da Unitoledo, em setembro, foi o primeiro passo dessa nova estratégia: a marca será uma plataforma de expansão da YDUQS no interior de São Paulo.

A aquisição da Adtalem Brasil acelera a concretização dessa visão estratégica. Todas as marcas adquiridas serão mantidas e receberão investimentos. Com mais de 13 mil alunos, pioneiro no mercado de MBAs e com qualidade de ensino que faz dele uma instituição aspiracional, o Ibmec será conduzido à parte em uma nova unidade de negócios da YDUQS (SA:YDUQ3), que vai reunir os cursos premium da instituição.

A YDUQS (SA:YDUQ3) preservará o DNA e a operação da Damasio Educacional, uma das principais redes preparatórias para concursos do país com seus mais de 35 mil alunos. A Damásio tem 181 polos de educação a distância, e a integração representa uma oportunidade para os alunos da Escola de Direito da YDUQS, que é a maior do Brasil.

De acordo com a companhia, a aquisição foi viabilizada graças ao salto de eficiência que a empresa vem dando nos últimos anos. Entre 2014 e 2016, a margem EBITDA da companhia foi de 20,4%. Em 2018, a margem foi de 32%.