IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Cogna e Yduqs lideram Ibovespa com MEC liberando maior limite para EAD

11/12/2019 13h25

As ações das companhias educacionais Cogna e Yduqs operam com forte valorização nesta quarta-feira, liderando os ganhos do Ibovespa. Os papéis reagem à decisão do Ministério da Educação de editar uma portaria que permite que até 40% da carga horária dos cursos superiores presenciais da rede federal seja ofertada na modalidade de ensino a distância (EAD).

Com isso, os ganhos eram de, respectivamente, 3,32% a R$ 11,53 e de 4,01% a R$ 44,05 , por volta das 13h25. Fora do Ibovespa, Ser (SA:SEER3) Educação ganhava 5,09% e Anima (SA:ANIM3) tinha elevação de 0,21%.

Anteriormente, a oferta de EAD era limitada a 20% da carga horária total do curso, mas podia ser ampliada a 40% desde que atendidos determinados requisitos exigidos pelo MEC.

Conforme publicado no Diário Oficial da União, as Instituições de Educação Superior (IES) "poderão introduzir a oferta de carga horária na modalidade de EAD na organização pedagógica e curricular de seus cursos de graduação presenciais, até o limite de 40% da carga horária total do curso". A exceção são os cursos de Medicina.

De acordo com a portaria do MEC, na fase de parecer final dos processos de autorização de cursos presenciais, o direito de oferecer até 40% do conteúdo em EAD depende de curso equivalente em EAD, com nota de pelo menos 3 em metodologia, atividades de tutoria, ambiente virtual de aprendizagem e tecnologias de informação e comunicação.

"Em nossa opinião, esta atualização aumenta substancialmente a flexibilidade para um uso mais forte do conteúdo de EAD no portfólio local, potencialmente gerando uma economia significativa de custos para as empresas de ensino superior", afirmou o analista Pedro Mariani, do Bank of America Securities.