PUBLICIDADE
IPCA
+0,53 Jun.2021
Topo

Futuros do minério de ferro registram valorização de 0,53% na bolsa de Dalian

13/12/2019 08h45

A sessão que fecha a segunda semana de dezembro foi marcada por leve valorização para os contratos futuros do minério de ferro, que são transacionados na bolsa de mercadorias da cidade chinesa de Dalian. O ativo com o maior volume de negócios, com data de vencimento para maio do próximo ano, encerrou com alta de 0,31% a 653,50 iuanes por tonelada, o que representa uma variação de 2,0 iuanes em relação aos 651,50 iuanes/t do valor de liquidação da véspera.

Em sentido oposto, a jornada foi de queda nos preços dos papéis futuros do vergalhão de aço nesta sexta-feira, na bolsa de mercadorias da também chinesa cidade de Xangai. O contrato de maior liquidez, com entrega para maio de 2020, cedeu 10 iuanes para 3.523 iuanes por tonelada, enquanto que o de janeiro, segundo em volume, perdeu 19 iuanes para 3.725 iuanes por cada tonelada do produto.

O iuan avançou para a máxima de quatro meses e meio contra o dólar enquanto o mercado acionário chinês saltou com as notícias de que Estados Unidos e China concordaram em reduzir as tarifas existentes e adiar as que deveriam entrar em vigor neste fim de semana.

Os EUA chegaram à "fase um" de um acordo comercial em princípio com a China, disse à Reuters uma fonte informada sobre as negociações entre os dois países na quinta-feira, acrescentando que um comunicado da Casa Branca é esperado em breve.

Mas a ausência de uma confirmação oficial de um acordo de ambos os lados levantou questões sobre se as duas maiores economias do mundo podem garantir uma trégua em sua guerra comercial antes de as tarifas entrarem em vigor no domingo.