PUBLICIDADE
IPCA
0,86 Out.2020
Topo

StockBeat: Batalha pela Just Eat aquece com ofertas da Prosus e Takeaway

20/12/2019 11h34

Por Geoffrey Smith

A batalha pelo Just Eat está chegando ao fim.

As duas empresas que fizeram licitações para a plataforma de restaurantes on-line do Reino Unido aumentaram suas ofertas na quinta-feira, antes do prazo de 27 de dezembro para os acionistas sinalizarem qual (se for o caso) um dos dois lances que desejam aceitar.

Isso elevou as ações da Just Eat para uma máxima de cinco meses na quinta-feira, embora tenha atingido uma faixa de cerca de £ 8 por ação no meio da manhã em Londres.

Esse nível de £ 8 corresponde exatamente à oferta em dinheiro aprimorada da Prosus, a holding da Internet desmembrada pela Naspers Ltd da África do Sul. Na quinta-feira, a Prosus levantou sua oferta de uma oferta inicial de £ 7,1.

No entanto, o conselho da Just Eat até agora favoreceu a abordagem rival da Takeaway.Com, com sede na Holanda, cuja oferta, embora seja notoriamente mais alta, e totalmente de ações.

A Takeaway havia inicialmente oferecido aos acionistas da Just Eat 52,1% do grupo combinado, mas na quinta-feira melhorou essa oferta para 57,5%. Isso se traduz em um preço de £9,16 no preço de fechamento de quinta-feira para a Takeaway.

Para os investidores, tudo se resume a uma escolha entre dinheiro vivo antecipado da Prosus e a promessa de crescimento adicional da Takeaway. A Cat Rock Capital, que possui 3% da Just Eat e também é acionista da Takeaway, investiu seu peso por trás desta, chamando-a de "fantástica vantagem mútua" para os acionistas da Takeaway e Just Eat.

"Os acionistas da Just Eat participarão significativamente da tremenda vantagem dos negócios combinados, enquanto os acionistas da Takeaway.com aumentam significativamente a escala de sua empresa por um valor atraente", disse o fundador da Cat Rock, Alex Captain, em comunicado. "A Takeaway.com está comprando uma empresa com mais de 2,5 vezes sua receita a aproximadamente 50% de sua própria avaliação".

Embora o ajuste na taxa de câmbio tenha pesado o preço das ações da Takeaway nas últimas 24 horas - caiu de €88,90 para €78,80 antes do anúncio - o capitão da Cat Rock disse que as ações tiveram um aumento de 50% nos próximos 12 meses, usando uma média histórica receita múltipla de 7,5 vezes a frente.

A Prosus, por outro lado, alerta que os preços das ações de ambos não refletem o pesado investimento necessário para implementar serviços de entrega mais completos. Esse aviso que supõe que o mercado europeu seguirá o dos EUA, forçando empresas com plataforma de alta margem a incorporar a entrega em suas ofertas, aumentando permanentemente suas bases de custos e diminuindo suas margens.

Ele cita a triste experiência do Grubhub (NYSE:GRUB) como prova. As ações da Grubhub caíram mais de 40% em outubro, depois de emitir um aviso de lucro, embora tenham recuperado mais da metade dessas perdas desde então.

Takeaway e Just Eat rejeitam a compração.

Em outros mercados da Europa na sexta-feira, a referência Stoxx 600 subia 0,3%, para 416,06 às 8 da manhã (horário de Brasília), dentro de meio por cento da maior alta de todos os tempos. O FTSE MIB italiano liderou o caminho com um ganho de 0,7%, enquanto o FTSE 250 do Reino Unido ficou abaixo do esperado, com o mercado restringindo suas expectativas para a economia do Reino Unido no próximo ano - um ano que deve ser dominado pelas negociações comerciais pós-Brexit com a UE .