ESV: Big Data melhora ROI de marketing digital em até 25%
SÃO PAULO, 28 de abril de 2015 /PRNewswire/ -- Segundo projeção do Interactive Advertising Bureau (IAB) Brasil, os investimentos em marketing digital alcançaram R$ 7 bilhões em 2014. O valor já supera a mídia impressa e só fica atrás da TV. Com um volume tão grande envolvido, é essencial que as empresas consigam medir bem os resultados.
Criada na França em 2004 e no Brasil desde janeiro do ano passado, a ESV Digital ( www.esvdigital.com.br ) é uma consultoria estratégica de marketing digital, branding e otimização de performance na web. Entre as ferramentas desenvolvidas pela ESV, está um algoritmo de mensuração de resultados capaz de identificar com precisão a atribuição de cada canal de divulgação online. Com isso, as marcas melhoraram entre 15% e 25% seu ROI – o retorno financeiro sobre o investimento.
As atribuições são um valor de importância dado a cada canal utilizado na divulgação– e-mail marketing, banners, SEO, mídias sociais, etc. Em geral, esse dado é medido por meio de fórmulas preestabelecidas, que não refletem bem a realidade e podem levar empresários a subestimarem ou superestimarem determinada etapa.
A proposta da ESV Digital é diferente. É instalado um programa de tracking no site da marca e, após um mês de coleta de dados, realizam-se análises e comparação do tráfego para uma primeira calibração do algoritmo. Com a ferramenta em mãos, uma nova avaliação dos acessos da página é realizada durante os três meses seguintes. O cliente acompanha tudo por meio de dashboards e o resultado é um primeiro relatório customizado com as atribuições, que já permite realocar investimentos para otimizar a campanha.
Robson Del Fiol, CEO da ESV no Brasil, explica que canais diferentes têm propósitos diferentes, como despertar interesse do consumidor, potencializar a relação com a marca e, por fim, despertar a ação, ou seja, a compra do produto. "É necessário entender como cada uma destas etapas afeta a performance do negócio", diz.
Para o sistema alcançar precisão, é necessário que o site tenha pelo menos entre 50 e 100 mil acessos por mês. Isso tem um impacto direto na melhora do ROI da empresa. "Se é gasto R$ 1 milhão com marketing digital e nós conseguimos aumentar o ROI em 10%, o cliente tem um ganho real de R$ 100 mil", exemplifica o CEO.
ESV Digital
(11) 5082-4555
FONTE ESV Digital
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.