Bolsas

Câmbio

UNStudio / Ben van Berkel completam primeiro projeto em Bruxelas

UNStudio

Os dados abaixo são de responsabilidade das empresas envolvidas e não são produto jornalístico do UOL

AMSTERDÃ, 21 de janeiro de 2016 /PRNewswire/ -- Projetado para a ProWinko e em colaboração com Jaspers-Eyers Architects, o Le Toison d'Or é uma hibridação da tipologia tradicional de bloco de construção e um empreendimento de utilização mista com uma área para lojas de varejo.  

Foto:  http://photos.prnewswire.com/prnh/20160121/324477

Localizado na Avenue de la Toison d'Or, o complexo de utilização mista se integra no tecido urbano à sua volta, enquanto simultaneamente combina um programa de varejo e residencial.

Le Toison d'Or contém 72 apartamentos (de 50 até 750 m2), 13.000 m2 de espaço comercial, uma creche de 1.040 m2, 330 vagas de estacionamento e um jardim urbano elevado de 2.950 m2.

Para evitar as qualidades monolíticas comuns às estruturas em bloco, a fachada do Le Toison d'Or é dividida através de variações na textura, profundidade e o ritmo repetido de uma série de estruturas verticais. Essas estruturas servem para limitar as varandas dos apartamentos nos andares superiores, enquanto também possibilitam amplas vitrines para as lojas de varejo.

Ben van Berkel:  "Era importante que as lojas de varejo fossem as mais abertas e iluminadas possível. Queríamos contrastar isso com a aparente solidez dos andares superiores, para criar a ilusão de que as estruturas verticais em forma de balão estão carregando o prédio; como se o prédio tivesse o potencial de flutuar sobre a avenida".

Em contraste com a articulação vertical da fachada voltada para a rua, as fachadas ao redor do pátio do jardim elevado seguem uma disposição horizontal. Aqui, varandas de proporções generosas fornecem uma experiência mais tranquila da vida urbana.

Os apartamentos no Le Toison d'Or variam em tamanho de pequenos a amplos, permitindo uma demografia variada de residentes da cidade. Para assegurar altos níveis de luz do dia nos interiores, o pé direito alcança alturas de no mínimo 2,7 metros nas áreas habitáveis. Para os apartamentos situados ao longo da Avenue de la Toison d'Or, essa altura aumenta para mais de 3 metros. Cozinhas abertas no formato de grandes móveis criam um espaço informal de entretenimento no centro dos apartamentos e determinam a circulação através dos espaços.

Le Toison d'Or foi desenvolvido com altos padrões de sustentabilidade. As principais características são o excelente isolamento térmico da fachada (com vidros triplos), isolamento acústico de alto padrão, um inovador sistema de instalação de cogeração tanto para os apartamentos quanto para as lojas de varejo e o uso de concreto reforçado com fibra de vidro.

http://download.unstudio.com/get/YzcwMmNiMzQyOWVkMzJjODIxNWY3Yj

Fotos: © Hufton+Crow / Eva Bloem

To view the original version on PR Newswire, visit: http://www.prnewswire.com/news-releases/unstudio--ben-van-berkel-completam-primeiro-projeto-em-bruxelas-300207911.html

FONTE UNStudio

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos