IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Museu Dr. Guislain e Janssen Research & Development, LLC lançam chamado internacional para indicações ao prêmio Dr. Guislain "Rompendo as correntes do estigma" de 2016

Dr. Guislain Museum

03/02/2016 10h59

GANTE, Bélgica, 3 de février de 2016 /PRNewswire/ -- O Museu Dr. Guislain em Gante, Bélgica, e a Janssen Research & Development, LLC ("Janssen"), anunciaram hoje a abertura do chamado para o período de indicações para o quinto prêmio anual Dr. Guislain "Rompendo as correntes do estigma". O prêmio homenageia um indivíduo, projeto ou organização que tenha feito uma contribuição excepcional para reduzir o estigma associado a doenças mentais. As indicações de pessoas e organizações do mundo todo podem ser enviadas pelo site www.drguislainaward.org e serão aceitas até 31 de março de 2016. O prêmio de US$ 50.000 será concedido ao indivíduo ou grupo que receber o prêmio, que deve ser usado no trabalho para reduzir o estigma social das doenças mentais.

"Devido à generalização do estigma sobre a saúde mental na sociedade global, é essencial homenagear aqueles que lutam para erradicar as percepções negativas de pessoas com doenças mentais", afirmou o Irmão René Stockman, diretor geral do Museu Dr. Guislain. "Garantir a inclusão e a igualdade foram os pilares do trabalho do Dr. Guislain. Temos orgulho de dar continuidade ao seu legado, reconhecendo aqueles que defendem as pessoas com doenças mentais, pois elas representam um grupo que, normalmente, não é capaz de se defender sozinho".

O indivíduo, projeto ou organização vencedor será escolhido por um comitê independente composto por defensores internacionais e autoridades renomadas da área de saúde mental, e será homenageado em uma cerimônia que ocorrerá no dia 10 de outubro de 2016, o Dia Mundial da Saúde Mental, na cidade de Nova York.

No ano passado, Janos Marton, Ph.D., diretor do The Living Museum no Queens, Nova York, foi o vencedor do prêmio Dr. Guislain de 2015, por seus esforços extraordinários e por sua habilidade de desenvolver a criatividade em indivíduos com doenças mentais, e por estabelecer uma comunidade artística inovadora e próspera dentro de um ambiente de cuidados com a saúde mental.

"A Janssen possui um longo histórico e o profundo compromisso de ajudar pessoas com doenças mentais e neurológicas", afirmou Husseini K. Manji, MD, diretor da área terapêutica global de neurociência da Janssen Research & Development, LLC. "Nossa principal meta é transformar a vida de todos os pacientes com doença mental, e isso impulsiona nosso esforço para reconhecer pessoas do mundo todo que fazem a diferença para derrubar o estigma."

A Janssen tem o compromisso contínuo de promover a pesquisa neurocientífica, um legado que vem desde o trabalho do Dr. Paul Janssen (1926-2003). O "Dr. Paul" é conhecido como um dos médicos e pesquisadores farmacêuticos mais habilidosos e apaixonados do século XX. Para homenagear seu legado, a Janssen apoia a comunidade de saúde mental e várias organizações e projetos de defesa. Em 2011, a Janssen Pharmaceutical Companies da Johnson & Johnson lançou Mentes saudáveis, uma iniciativa abrangente cujo objetivo é estimular a colaboração entre parceiros de biotecnologia, farmacêuticos e do setor público para acelerar a descoberta de novas soluções terapêuticas para doenças e distúrbios cerebrais.

Sobre o prêmio Dr. Guislain "Rompendo as correntes do estigma"

Indivíduos, organizações e projetos do mundo todo que contribuíram de maneira excepcional para lidar com ou promover a conscientização sobre os cuidados com a saúde mental estão qualificados* para receber o prêmio Dr. Guislain "Rompendo as correntes do estigma". O prêmio é concedido a um indivíduo ou indivíduos, organização ou projeto que:

tenha feito uma contribuição excepcional à saúde mental no sentido mais amplo em um nível cultural e/ou social; tenha proporcionado uma verdadeira contribuição para diminuir o estigma em torno dos problemas de saúde mental; tenha promovido a atenção aos cuidados com a saúde mental; e tenha feito tudo isso com paixão, criatividade e inovação. O prêmio Dr. Guislain "Rompendo as correntes do estigma" homenageia o Dr. Joseph Guislain (1797-1860), um ativista em defesa de pacientes com doenças mentais e o primeiro psiquiatra belga a oferecer um tratamento com base científica para esses indivíduos. Como um defensor apaixonado das pessoas com doenças mentais, o Dr. Guislain trabalhou incansavelmente para lutar pelos direitos dos pacientes e para ajudar a melhorar sua posição social. O Museu Dr. Guislain e a Janssen patrocinam o prêmio em conjunto, com financiamento concedido pela Janssen. Ambas as organizações têm uma herança rica e um envolvimento de longa data no campo da pesquisa, tratamento e educação sobre doenças mentais.

Sobre o Museu Dr. Guislain

O Museu Dr. Guislain foi fundado em 1986 em Gante, Bélgica, e conta com exposições permanentes sobre a história da psiquiatria e arte independente, além de uma série de exposições temáticas temporárias. O museu dispõe de várias fotografias psiquiátricas, dois séculos de arquivos abrangentes e uma ampla biblioteca que narra a história da psiquiatria. De maneira abrangente, o museu procura educar o público e acabar com o mal entendido e os preconceitos associados ao tratamento de doenças mentais. O Museu Dr. Guislain recebe 72.000 visitantes por ano.

*Funcionários e executivos da Johnson & Johnson, da Janssen Research & Development, LLC, e de suas respectivas afiliadas e subsidiárias, do Museu Dr. Guislain, de quaisquer agências promocionais e membros da familia imediata ou agregados não estão qualificados para participar do prêmio Dr. Guislain como nomeadores, candidatos ao prêmio ou juízes. Membros da família imediata são definidos como um parente, irmão ou qualquer pessoa que resida na mesma casa do funcionário.

Contato:

Patrick Allegaert

Museu Dr. Guislain

+32 9 216 35 95

allegaert.patrick@gmail.com

Yoon Hee Lamot

Museu Dr. Guislain

+32 9 216 35 36

y.lamot@museumdrguislain.be

To view the original version on PR Newswire, visit: http://www.prnewswire.com/news-releases/museu-dr-guislain-e-janssen-research--development-llc-lancam-chamado-internacional-para-indicacoes-ao-premio-dr-guislain-rompendo-as-correntes-do-estigma-de-2016-300214462.html

FONTE Dr. Guislain Museum