Brasil é marca nacional mais prestigiada da América Latina aponta GfK Nation Brands Index 2015
SÃO PAULO, 4 de fevereiro de 2016 /PRNewswire/ -- O Brasil é a marca nacional mais admirada da América Latina de acordo com os resultados do Anholt-GfK Nation Brands Index 2015 (NBI), estudo anual que mede a percepção global acerca de 50 nações ao redor do mundo. No ranking mundial do NBI, o País avançou uma posição subindo da 21ª posição em 2014 para a 20ª posição, dentre marcas nacionais mais prestigiadas do mundo. Os resultados são baseados em 20.342 entrevistas realizadas em 20 países desenvolvidos e em desenvolvimento. Os entrevistados avaliaram distintamente 23 atributos nacionais que, combinados em 6 diferentes dimensões (Exportações, Governança, Cultura, População, Turismo e Imigração/Investimento), compõem o índice geral NBI.
Ao ultrapassar a Grécia no ranking mundial, o Brasil avançou da 21ª posição em 2014 para a 20a posição da lista em 2015. A Argentina, superada pela Rússia, China e Cingapura, ficou no 25º lugar, perdendo três posições em relação a 2014. O México, 3º colocado da Região, recuou para a 31ª posição.
Anholt-GfK Nation Brands Index (NBI) – América Latina | |||
Ranking de 2015 | Ranking de 2014 | Ranking de 2013 | |
20 | Brasil | 21 | 20 |
25 | Argentina | 22 | 24 |
31 | México | 29 | 30 |
35 | Chile | 35 | 38 |
37 | Peru | 36 | 37 |
43 | Equador | 43 | 43 |
44 | Colômbia | 44 | 44 |
Cultura em alta, Governança em baixa
O Brasil é bem conceituado pelo público global por sua Cultura, e está entre os 10 países mais bem classificados nesta área. Em Turismo, o País se classificou no 16º lugar. As áreas que impediram o Brasil de atingir uma melhor colocação no NBI foram as percepções globais acerca de sua Governança (26ª) e Exportações (25ª).
A Argentina, que ocupa a 25a posição geral, também se classificou em 25º lugar em Governança, ficando logo à frente do Brasil nessa área. Em Cultura e População, a Argentina se classifica na 17ª e 22ª posições.
Governança foi o aspecto mais bem avaliado pelos entrevistados com relação ao Chile e ao Equador, que obtiveram suas melhores posições (29ª e 36ª colocações) nesse quesito.
O vice-presidente de assuntos públicos da GfK, Vadim Volos, afirma que os Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro representam uma excelente oportunidade para o Brasil atrair visitantes e investimentos promovendo os elementos mais fortes de sua imagem internacional.
Veja na tabela abaixo, os dez países com melhor classificação no NBI 2015
Anholt-GfK Nation Brands Index 2015 Ranking Global – Top 10 | ||
NBI 2015 | NBI 2014 | |
1 | Estados Unidos | 2 |
2 | Alemanha | 1 |
3 | Reino Unido | 3 |
4 | França | 4 |
5 | Canadá | 5 |
6 | Japão | 6 |
7 | Italia | 7 |
8 | Suiça | 8 |
9 | Austrália | 9 |
10 | Suécia | 10 |
Para mais informações, acesse www.gfk.com/br ou siga a GfK no Twitter: https://twitter.com/GfK
To view the original version on PR Newswire, visit: http://www.prnewswire.com/news-releases/brasil-e-marca-nacional-mais-prestigiada-da-america-latina-aponta-gfk-nation-brands-index-2015-300214412.html
FONTE GfK
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.