Bolsas

Câmbio

Brasil é marca nacional mais prestigiada da América Latina aponta GfK Nation Brands Index 2015

GfK

Os dados abaixo são de responsabilidade das empresas envolvidas e não são produto jornalístico do UOL

  • Brasil amplia vantagem sobre a Argentina
  • Argentina e México perdem posições

SÃO PAULO, 4 de fevereiro de 2016 /PRNewswire/ -- O Brasil é a marca nacional mais admirada da América Latina de acordo com os resultados do Anholt-GfK Nation Brands Index 2015 (NBI), estudo anual que mede a percepção global acerca de 50 nações ao redor do mundo.  No ranking mundial do NBI, o País avançou uma posição subindo da 21ª posição em 2014 para a 20ª posição, dentre marcas nacionais mais prestigiadas do mundo.  Os resultados são baseados em 20.342 entrevistas realizadas em 20 países desenvolvidos e em desenvolvimento.  Os entrevistados avaliaram distintamente 23 atributos nacionais que, combinados em 6 diferentes dimensões (Exportações, Governança, Cultura, População, Turismo e Imigração/Investimento), compõem o índice geral NBI.

Ao ultrapassar a Grécia no ranking mundial, o Brasil avançou da 21ª posição em 2014 para  a 20posição da  lista em 2015.  A Argentina, superada pela Rússia, China e Cingapura, ficou no 25º lugar, perdendo três posições em relação a 2014.  O México, 3º colocado da Região, recuou para a 31ª posição.

 Anholt-GfK Nation Brands Index (NBI) – América Latina

Ranking de 2015



Ranking de 2014

Ranking de 2013

20

Brasil

21

20

25

Argentina

22

24

31

México

29

30

35

Chile

35

38

37

Peru

36

37

43

Equador

43

43

44

Colômbia

44

44

Cultura em alta, Governança em baixa

O Brasil é bem conceituado pelo público global por sua Cultura, e está entre os 10 países mais bem classificados nesta área.  Em Turismo, o País se classificou no 16º lugar.  As áreas que impediram o Brasil de atingir uma melhor colocação no NBI  foram as percepções globais acerca de sua Governança (26ª) e Exportações (25ª).

A Argentina, que ocupa a 25a posição geral, também se classificou em 25º lugar em Governança, ficando logo à frente do Brasil nessa área. Em Cultura e População, a Argentina se classifica na 17ª e 22ª posições.

Governança foi o aspecto mais bem avaliado pelos entrevistados com relação ao Chile e ao Equador, que obtiveram suas melhores posições (29ª e 36ª colocações) nesse quesito.

O vice-presidente de assuntos públicos da GfK, Vadim Volos, afirma que os Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro representam  uma excelente oportunidade para o Brasil atrair visitantes e investimentos promovendo os elementos mais fortes de sua imagem internacional.

Veja na tabela abaixo, os dez países com melhor classificação no NBI 2015

Anholt-GfK Nation Brands Index 2015

Ranking Global – Top 10

NBI 2015

NBI 2014

1

Estados Unidos

2

2

Alemanha

1

3

Reino Unido

3

4

França

4

5

Canadá

5

6

Japão

6

7

Italia

7

8

Suiça

8

9

Austrália

9

10

Suécia

10

Para mais informações, acesse www.gfk.com/br  ou siga a GfK no Twitter: https://twitter.com/GfK

 

To view the original version on PR Newswire, visit: http://www.prnewswire.com/news-releases/brasil-e-marca-nacional-mais-prestigiada-da-america-latina-aponta-gfk-nation-brands-index-2015-300214412.html

FONTE GfK

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos