AACSB anuncia visão coletiva para o futuro do ensino de administração

AACSB International

Os dados abaixo são de responsabilidade das empresas envolvidas e não são produto jornalístico do UOL

TAMPA, Florida, 4 de abril de 2016 /PRNewswire/ -- A  AACSB International (AACSB), maior rede global de ensino de administração, anunciou hoje uma visão que abrange todo o setor para o futuro do ensino de administração e que identifica cinco oportunidades para que as faculdades de administração atuem como os principais impulsionadores de mudança. Apresentada na ICAM 2016 , durante as comemorações do centenário da AACSB, a visão serve como base de orientação para as faculdades de administração, à medida que elas se adaptam às significativas transformações que vêm ocorrendo no campo do ensino superior e reformulam seu papel na sociedade.

Foto - http://photos.prnewswire.com/prnh/20160331/350107

"O ensino de administração passou por mudanças drásticas nos últimos dez anos, e as faculdades estão enfrentando uma pressão cada vez maior para promoverem um impacto econômico e social positivo", disse Santiago Iniguez de Onzono, presidente da Comissão sobre Problemas no Ensino de Gestão Empresarial da AACSB, presidente eleito do conselho da AACSB e reitor da IE Business School. "Muitas faculdades de administração de todo o mundo já estão respondendo a esses desafios. Ao identificar uma trajetória mais clara para o futuro, a visão coletiva ajuda a acelerar a transformação em andamento, e se torna um recurso essencial para as faculdades de administração à medida que elas implementam inovações e contribuem para a sociedade de maneira mais significativa."

Definida no relatório recém-divulgado e intitulado " A Collective Vision for Business Education " ("Uma visão coletiva para o ensino de administração"), a visão aponta cinco papéis específicos que as faculdades de administração podem desempenhar por estarem bem posicionadas para a tarefa:

Catalisadoras de inovação: A inovação em gestão empresarial e empreendedorismo promoverá a geração de novos negócios e o desenvolvimento econômico. Com suas abordagens multidisciplinares, suas redes, e o poder de congregar vários setores, as faculdades de administração estão totalmente capacitadas para assumir um papel de liderança na promoção da inovação na sociedade.    Cocriadoras de conhecimento: O cenário comercial, econômico e social que temos atualmente apresenta problemas complexos e multidisciplinares. Novos insights surgirão, e as faculdades de administração desfrutam de uma posição sólida por estarem na confluência entre o setor acadêmico e o mundo prático, funcionando como agregadores e parceiros na criação de conhecimento.  Hubs de formação contínua: As faculdades de administração têm potencial para contribuir em oportunidades de aprendizado para uma grande variedade de pessoas, em fases diferentes da sua trajetória profissional. Ao conectar conhecimento e experiências, as faculdades de administração aumentarão as possibilidades de aprendizado e de troca de conhecimento.    Líderes em liderança: Futuros líderes de todos os tipos se beneficiarão de uma estrutura aprimorada em suporte ao desenvolvimento de liderança. Com experiência na formação de executivos, conhecimento amplo e seus contatos no setor, as faculdades de administração podem trazer novas informações críticas, aumentar a eficácia da liderança e criar ambientes que formem líderes e os cultivem.  Facilitadores da prosperidade mundial: O setor de administração e gestão empresarial deverá ter uma participação ativa quanto aos desafios sociais e metas da sociedade. As faculdades de administração devem manter seu papel de liderança na produção de informações críticas sobre organizações eficazes e éticas, e encorajar os alunos a utilizar as habilidades de gestão para o bem comum.    O anúncio foi feito ao final de um processo que durou vários anos e que contou com a participação de milhares de partes interessadas das comunidades do ensino de administração e gestão empresarial, inclusive membros da AACSB provenientes de mais de 1.500 faculdades de administração em 91 países e territórios. Em vez de descrever um único rumo ou prescrever um modelo ideal, a visão reconhece a diversidade entre as instituições de ensino e encoraja as faculdades a adotar abordagens diferenciadas em apoio à missão e a proposta de valor que caracterizem cada faculdade.

"A apresentação da nova visão na ICAM 2016 indica um foco renovado em reforçar o papel do ensino de administração na sociedade e capacitar as faculdades de administração para que aproveitem as novas possibilidades de forma mais profunda, estrategicamente e com sucesso", disse Thomas R. Robinson, presidente e CEO da AACSB. "Estamos entusiasmados e esperamos que as faculdades adotem essa nova estrutura, evoluindo juntas e aprendendo umas com as outras. Essa visão coletiva não é definitiva, mas sim o primeiro passo para que as faculdades de administração e, posteriormente, as empresas, atuem como uma força para o bem."

Trabalhando com o setor mais amplo do ensino de administração, a AACSB está agora se concentrando em auxiliar na otimização dos avanços. Ao serem reconhecidas e adotadas, as cinco oportunidades transcenderão os vários contextos culturais, políticos, econômicos e financeiros em que atuam as faculdades de administração. Elas promoverão a diversidade de mentalidades necessária para ampliar o conceito tradicional das faculdades de administração, e isso resultará em estratégias singulares que estabelecerão um novo padrão para o ensino da administração.

Para obter mais informações, acesse www.AACSB.edu/vision .

Sobre a AACSB International

A AACSB é a maior rede de ensino de administração do mundo e conecta o mundo acadêmico com o empresarial, fornecendo informações sobre o ensino de administração, garantia de qualidade, e serviços de desenvolvimento profissional a mais de 1.500 organizações membros em 91 países e territórios. Fundada em 1916, a AACSB Accreditation estabelece o mais alto padrão de qualidade no ensino de administração e congrega mais de 755 faculdades de administração credenciadas de todo o mundo. A sede global da AACSB fica em Tampa, Flórida, EUA; sua sede na região Ásia-Pacífico fica em Cingapura; e sua sede na região da Europa, Oriente Médio e África fica em Amsterdã, Holanda. Para obter mais informações, visite www.aacsb.edu .

FONTE AACSB International

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos