Bolsas

Câmbio

Líderes e autoridades debatem exportação como saída para a crise durante 15º FÓRUM EMPRESARIAL LIDE

15º FÓRUM EMPRESARIAL

Os dados abaixo são de responsabilidade das empresas envolvidas e não são produto jornalístico do UOL

FOZ DO IGUAÇU, Brasil, 22 de abril de 2016 /PRNewswire/ -- Líderes empresariais se juntaram a autoridades políticas e personalidades para debater nesta sexta-feira (22) a "Exportação como saída para a crise", durante o 15º FÓRUM EMPRESARIAL promovido pelo LIDE – Grupo de Líderes Empresariais, no Hotel Wish, em Foz de Iguaçu (PR). Os debates foram precedidos de exposições de Pedro Faria, CEO global da BRF, e de Roberto Giannetti da Fonseca, presidente da Brasilis Comércio Exterior e do LIDE Infraestrutura.

 

Roberto Giannetti, presidente do LIDE Infraestrutura - crédito: Gustavo Rampini

*galeria de fotos acesse (Crédito: Gustavo Rampini):  http://bit.ly/1Syp7EW

Segundo Pedro Faria, o Brasil tem mais de 34% de market share mundial de proteína de aves. Porém, alerta ele, o País deve estar atento: Argentina e Tailândia já são hoje mais competitivas que o Brasil. Segundo Faria, na Tailândia – país foco de investimentos em plantas industriais da BRF -, o custo da mão de obra é um terço da brasileira.

"Um dos maiores erros é o uso do câmbio como âncora para combater a inflação, sem medir o custo que isso traz em termos de competitividade, exportações e desemprego. Para o Brasil voltar a ter confiabilidade, o câmbio deve deixar de ser uma variável aleatória no combate à inflação", afirmou Fonseca. Porém, ele diz que "recuperar mercado é mais difícil que ganhar mercado".

Cotado para assumir o Ministério da Fazenda no eventual governo Temer, o economista Paulo Rabello de Castro também atacou o uso do câmbio para controlar a inflação - ele a considera uma medida populista e defende um câmbio livre e estável para a retomada da economia brasileira.

O evento também contou com a presença dos senadores Antonio Anastasia (PSDB/MG), Romero Jucá (PMDB/RR), Cássio Cunha Lima (PSDB/PB), José Agripino Maia (DEM/RN); os deputados federais Silvio Torres (PSDB/SP), Onyx Lorenzoni (DEM/RS), Nelson Marchesan Jr. (PSDB/RS), José Sarney Filho (PV/MA), Heráclito Fortes (PSB/PI), Efraim Morais Filho (DEM/PB), Carlos Melles (DEM/MG), Bruno Araújo (PSDB/PE), Antonio Pedro Índio da Costa (PSD/RJ), Alex Manente (PPS/SP), Luiz Lauro Filho (PSD/SP) e Alfredo Kaefer (PSL/PR); e o secretário de Transportes do Estado de São Paulo, Duarte Nogueira.

"Já é o terceiro ano consecutivo que discutimos crise. No próximo, esperamos discutir desenvolvimento", disse João Doria, presidente do Comitê Executivo do LIDE. Maior evento corporativo do País, o Fórum Empresarial teve início na quinta (22) e termina do domingo (24).

Contato:

Rose Rocha e Éder Rezende

rose-rocha@cdn.com.br/ (11) 3643 2952

eder.rezende@cdn.com.br/ (11) 3643-2909

FONTE 15º FÓRUM EMPRESARIAL

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos