IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Principais fabricantes de bebidas alcoólicas contribuem com os objetivos globais da ONU de reduzir à metade as mortes no trânsito até 2020

International Alliance for Responsible Drinking (IARD)

24/05/2016 09h00

WASHINGTON, 24 de maio de 2016 /PRNewswire/ -- A Aliança Internacional para o Consumo Responsável de Bebidas (IARD -- International Alliance for Responsible Drinking) divulgou hoje o relatório "The Drink Driving Initiative 2015 Summary Reports (Relatórios dos Sumários sobre a Iniciativa de Combate à Embriaguez ao Volante de 2015), destacando o progresso do compromisso coletivo das principais fabricantes mundiais de cerveja, vinho e bebidas destiladas de reduzir os casos de embriaguez ao volante. O relatório se baseia nos esforços de longo prazo para reduzir o consumo prejudicial de bebidas alcoólicas, através dos Compromissos das fabricantes de cerveja, vinho e bebidas destiladas . Em reconhecimento aos sérios efeitos que o uso prejudicial de bebidas alcoólicas pode ter, essas fabricantes querem demonstrar seu apoio aos esforços internacionais para melhorar a saúde e os efeitos sociais para indivíduos, família e comunidades, através de seus "Compromissos".

Logo - http://photos.prnewswire.com/prnh/20160524/371287LOGO  

Esses relatórios descrevem as realizações nos últimos seis anos. Uma série de programas-piloto bem-sucedidos foram lançados com o objetivo de reduzir os casos de embriaguez ao volante na China, Colômbia, México, Nigéria, Rússia e Vietnã. A IARD, como Secretaria dos Compromissos , começou a transformá-los em programas financiados localmente e, em 2015, expandiu seus esforços com grupos locais para reduzir os acidentes de trânsito relacionados ao consumo de bebidas alcoólicas em quatro outros países, o Cambodja, a Republica Dominicana, a Namíbia e a África do Sul. Demonstrando a importância das parcerias com múltiplos grupos na criação de programas eficazes, essas iniciativas refletem os resultados do trabalho feito em parceria com governos, polícias, ONGs e outros grupos locais, para assegurar eficiência e longa duração.

O CEO da AB InBev e presidente dos CEOs,  Carlos Brito, disse: "Estamos observando não apenas uma conscientização mais forte, mas também objetivamos reduções de casos de embriaguez ao volante em países onde os programas de combate à embriaguez ao volante estão bem estabelecidos. Nas iniciativas descritas nesse relatório, a IARD e suas parceiras se focam no desenvolvimento de capacidade e domínio do país, para assegurar que esses programas sejam sustentáveis ao longo do tempo".

O sucesso desses programas reflete o objetivo dos Compromissos de reduzir os casos de embriaguez ao volante e contribui para concretizar metas ambiciosas, estabelecidas pela "Década de Ação para Segurança nas Estradas" (Decade of Action for Road Safety) da ONU, para reduzir as mortes e ferimentos no trânsito pela metade até 2020. Os destaques do programa nos países incluem:

No Cambodja, uma redução de 23% nos casos de embriaguez ao volante, relacionada a acidentes durante o Festival da Água. Na China, a IARD opera agora em 13 cidades e em outubro de 2015 ocorreu o primeiro Dia Nacional do Consumo Responsável de Bebidas. Na Namíbia, estabelecendo um programa para combater a direção sob o efeito do álcool (DUI -- driving under de influence), a fim de aumentar a conscientização, culminou com a revisão da lei, para permitir testes de bafômetro a partir de dezembro de 2015. Na África do Sul, o programa de Educação Gratuita de Jovens (YFE -- Young Free Education) da Universidade de Rhodes lançou o primeiro Capítulo dos Direitos e Responsabilidades dos Estudantes (Students' Rights and Responsibilities Charter) em outubro de 2015. Trabalhando para mudar comportamentos, a IARD e empresas associadas entendem que a conscientização sozinha pode não ser suficiente e, portanto, apoia um método baseado em evidências para conter a embriaguez ao volante, que inclui estabelecer um limite máximo de concentração de álcool no sangue (BAC -- blood alcohol concentration), fortalecendo a fiscalização, implementando licenças gradativas, políticas de tolerância zero e dando suporte ao aconselhamento, suspensão de licenças e dispositivos de travamento.

A Assembleia Geral da ONU proclamou o período e 2011 a 2020 como a "Década da Ação para a Segurança nas Estradas", com o objetivo de estabilizar e reduzir o nível de prognósticos de fatalidades em acidentes de trânsito em todo o mundo.

"O 'Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 3.6' da ONU (UN Sustainable Development Goal 3.6) é muito ambicioso", explica a CEO da IARD, Ann Keeling. "Os programas para combater a embriaguez ao volante, que fazem parte dos Compromissos das Fabricantes, exemplificam como a indústria de bebidas alcoólicas está lidando com esse desafio específico à saúde. O cumprimento dos objetivos de desenvolvimento sustentável (SDGs) irá requerer parcerias com múltiplos grupos da sociedade civil, do mundo acadêmico e do setor privado, ajudando os governos a reduzir mortes e deficiências físicas através da melhor segurança nas estradas".

Para mais informações e para ler o relatório completo, por favor, visite http://www.producerscommitments.org/ .

Sobre a Aliança Internacional para o Consumo Responsável de Bebidas (IARD -- International Alliance for Responsible Drinking) 

A IARD é uma organização sem fins lucrativos, que se dedica a lidar com a questão da saúde pública global no que se relaciona ao consumo prejudicial de bebidas alcoólicas e à promoção do consumo responsável de bebidas. A IARD apoia a implementação da Estratégia Global para Reduzir o Consumo Prejudicial de Bebidas Alcoólicas da OMS e o papel construtivo que os Estados Membros identificaram para as fabricantes, incluindo a meta global estabelecida pelos governos do mundo de uma "redução relativa de pelo menos 10% no consumo prejudicial de bebidas alcoólicas" até 2025.

As 12 signatárias dos Compromissos são:  Anheuser-Busch InBev; Asahi Group Holdings; Bacardi; Beam Suntory; Brown-Forman Corporation; Carlsberg; Diageo; Heineken; Kirin Holdings Company; Molson Coors; Pernod Ricard; e SABMiller.  

Para mais informações, por favor, contate:

media@iard.org

+1-202-556-6970 (Washington, D.C.)

+32-471-611-373 (Bruxelas, Bélgica)

To view the original version on PR Newswire, visit: http://www.prnewswire.com/news-releases/principais-fabricantes-de-bebidas-alcoolicas-contribuem-com-os-objetivos-globais-da-onu-de-reduzir-a-metade-as-mortes-no-transito-ate-2020-300273775.html

FONTE International Alliance for Responsible Drinking (IARD)