IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Fórum Brasileiro da Indústria de Alimentos prevê cenário otimista para o setor

Fórum Brasileiro da Indústria de Alimentos

17/06/2016 17h39

SÃO PAULO, 17 de junho de 2016 /PRNewswire/ -- Para o presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação (ABIA), Edmundo Klotz, mesmo diante da crise econômica, há um horizonte favorável para o setor galgado pelas exportações de produtos de maior valor agregado. "Sou otimista em relação ao futuro. Se nada mais grave acontecer, teremos um ano final positivo", enfatizou, durante o 4º Fórum Brasileiro da Indústria de Alimentos, promovido pelo LIDE – Grupo de Líderes Empresariais, liderado por Luiz Fernando Furlan, como chairman, e o LIDE Agronegócios, presidido pelo ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues. O encontro de importantes empresários e especialistas reuniu, nesta sexta-feira (17), cerca de 200 representantes de diversos elos da cadeia da alimentação, em Goiânia.

Edmundo Klotz, presidente da ABIA – Associação Brasileira da Indústria de Alimentos

(crédito: Anderson Timóteo)

Segundo Klotz, o Brasil é o 5º exportador mundial de alimentos processados em valor, porém o 3º exportador mundial em volume físico, o que coloca o País ainda como exportador de matéria–prima e reivindicou a necessidade de acordos bilaterais com mercados estratégicos para o País. O ex-embaixador do Brasil na China e consultor internacional, Valdemar Carneiro Leão, concorda, ressaltando que temos pouquíssimos acordos bilaterais, mas no momento estamos envolvidos em uma negociação importante, com a União Europeia.

"Penso em uma hipótese moderadamente otimista, em um conjunto de cotas tarifárias que entrarão com taxas bem mais baixas", avaliou Leão. Roberto Rodrigues destacou a questão das escaladas tarifárias, vigentes no sistema atual, como um dos desafios do setor.

O governador de Goiás, Marconi Perillo, participou do evento e, ao final, deixou o convite para sediar a próxima edição. O ex-ministro Luiz Fernando Furlan (Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior) e André Rocha, presidente do SIFAEG – Sindicato da Indústria de Fabricação de Etanol do Estado de Goiás estavam entre as 200 lideranças presentes.

Durante o Fórum, foi outorgado o Prêmio LIDE da Indústria de Alimentos 2016, com homenagem especial ao ex-ministro da Agricultura e presidente da ABPA – Associação Brasileira de Proteína Animal, Francisco Turra. 

O Fórum tem apoio da CARAMURU, COMIGO e GRUPO CEREAL, ITALAC e PIRACANJUBA, com apoio institucional de ABIA e GOVERNO DE GOIÁS. CORPORATE IMAGE, ECCAPLAN, F&Q, GRUPO MARIZA, MECÂNICA DE COMUNICAÇÃO e NUTRI NÉCTAR são fornecedores oficiais. São media partners a TV ANHANGUERA, as rádios CBN GOIÂNIA e EXECUTIVA GOIÂNIA, jornal O POPULAR, PR NEWSWIRE, REVISTA LIDE e TV LIDE.

Contato:

Pamela Viotto

pamelaviotto@gmail.com / (11) 3039-6069

(Foto: http://www2.prnewswire.com.br/imgs/pub/2016-06-17/original/3129.jpg )

FONTE Fórum Brasileiro da Indústria de Alimentos