IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

A empresa canadense de tecnologia médica LABORIE se tornará nova subsidiária

LABORIE

19/08/2016 10h58

TORONTO, 19 de agosto de 2016 /PRNewswire/ -- A empresa Patricia Industries, que faz parte da Investor AB, assinou um acordo com a Audax Private Equity para adquirir a empresa canadense de tecnologia médica LABORIE, a qual é especializada no diagnóstico e tratamento de doenças urológicas e gastrointestinais que afetam a vida diária de milhões de pessoas. A LABORIE foi fundada em 1967. Ela cresceu organicamente e por meio de aquisições, passando de uma importante fabricante de equipamentos industriais para exames urodinâmicos a uma empresa de dispositivos médicos totalmente integrados com uma posição líder no mercado de urologia e com negócios em expansão na área de gastroenterologia. A LABORIE tem um modelo de negócio atraente e asset-light, com uma grande porcentagem da receita derivada das vendas recorrentes de bens consumíveis de sua propriedade. A capacidade global de fabricação, desenvolvimento e comercialização da LABORIE cria uma plataforma sólida para seu crescimento orgânico e inorgânico central e em mercados adjacentes, novas regiões e uma expansão maior de equipamentos para diagnóstico a produtos terapêuticos. A LABORIE continuará a ser administrada por sua atual equipe de gestão, que continuará a ser sócia-proprietária da empresa.

A LABORIE será a mais recente adição ao portfólio da Patricia Industries de empresas em crescimento de alta qualidade e que possui outras holdings na área da saúde como: Mölnlycke Health Care, Permobil, Aleris e BraunAbility.

As vendas do ano fiscal de 2016 (encerrado em março) alcançaram USD 117 milhões e ofereceram grande rentabilidade. Informações financeiras adicionais sobre a LABORIE, incluindo o preço da aquisição, serão divulgadas após a conclusão da mesma.

"A LABORIE será uma aquisição importante à Patricia Industries e simboliza mais um passo da nossa estratégia de continuar a montar nosso portfólio de subsidiárias integrais nos países nórdicos e na América do Norte", disse Johan Forssell, CEO da Investor.

A aquisição da LABORIE é primeira aquisição canadense da Patricia Industries e a segunda na América do Norte desde o início da Patricia Industries em 2015. A LABORIE será uma subsidiária nova administrada fora do escritório de Nova York.

"A LABORIE se transformou com sucesso em uma provedora de produtos para diagnóstico de alta qualidade e alto prestígio que ajuda um grande número de pessoas a melhorar suas vidas diárias, e sua cultura e valores combinam muito bem com os da Patricia Industries e da Investor. Considerando nossa experiência e rede global de serviços e produtos para a saúde, acreditamos que a Patricia Industries está bem posicionada para apoiar a LABORIE em seu progresso contínuo em várias áreas. Estamos ansiosos para trabalhar em conjunto com a exclusiva equipe de gestão e empregados da LABORIE e fazer a posição da empresa avançar ainda mais, para o benefício de seus clientes, empregados e proprietários", disse Börje Ekholm, presidente da Patricia Industries.

"Estamos felizes em colaborar com a Patricia Industries para a próxima etapa do nosso crescimento", disse Brian Ellacott, presidente e CEO da LABORIE. "A LABORIE é líder mundial na melhoria da qualidade de vida de pacientes que sofrem de problemas urológicos e gastroenterologicos. Este investimento nos permitirá continuar a expandir nossa presença global, bem como desenvolver e colocar no mercado produtos inovadores que irão melhorar a evolução dos pacientes".

A aquisição está sujeita à aprovação das autoridades relevantes no âmbito da concorrência. A conclusão é esperada para o terceiro trimestre de 2016.

A Patricia Industries, parte da Investor AB, faz controle de investimentos de empresas de alto nível com posições fortes no mercado, marcas e culturas corporativas de indústrias posicionadas para o crescimento secular. Nossa ambição é ser a única proprietária das nossas empresas e ter fortes equipes e conselho de gestão. Investimos com um prazo de manutenção indefinido e somos especializados em gerar valor durável e em capturar oportunidades de crescimento orgânico e inorgânico.

A LABORIE é uma importante fabricante e fornecedora de equipamentos e bens consumáveis pélvicos e gastrointestinais. Desde sua fundação, em 1967, a LABORIE dedica-se a fornecer soluções inovadoras e integradas que fornecem o melhor diagnóstico e evolução do tratamento de pacientes em todo o mundo. Para obter mais informações, visite www.laborie.com . A LABORIE é uma empresa do portfólio da Audax Private Equity.

Desde sua fundação, em 1999, a Audax Private Equity especializou-se em criar empresas líderes do mercado médio. A Audax investiu mais de $ 3,5 bilhões em 99 plataformas e 498 empresas complementares. Através de sua abordagem disciplinada de comprar e desenvolvimento, a Audax visa ajudar empresas de plataforma a realizar aquisições de empresas complementares que estimulem o crescimento de receita, otimizem operações e aumentem significativamente o valor patrimonial. A Audax Private Equity pertence integralmente à Audax Group, uma empresa de gestão de ativos alternativos especializada em investimentos em empresas do mercado médio. Com escritórios em Boston, Nova York e em Menlo Park, a Audax Group tem mais de $ 10 bilhões em ativos sob gestão através de suas empresas de Private Equity, capital mezanino e débito sênior. Para obter mais informações, visite o site da Audax Group: www.audaxgroup.com .

A Investidor foi fundada pela família Wallenberg há cem anos e é uma importante proprietária de empresas internacionais de alta qualidade localizadas nos países nórdicos. Através da participação da diretoria, nossa experiência industrial, rede e solidez financeira, esforçamo-nos para tornar nossas empresas nas melhores em suas categorias. Nossas holding incluem, entre outras: Atlas Copco, SEB, ABB, Ericsson e Mölnlycke Health Care. Nossos comunicados de imprensa pode ser acessados no site www.investorab.com .

 

FONTE LABORIE