IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Privatizações e concessões dominam debates do 4º FÓRUM DE INFRAESTRUTURA E LOGÍSTICA

4º Fórum de Infraestrutura e Logística

27/09/2016 18h07

SÃO PAULO, 27 de setembro de 2016 /PRNewswire/ -- "Como destravar os gargalos da infraestrutura brasileira" foi o tema do 4º FÓRUM DE INFRAESTRUTURA E LOGÍSTICA, que discutiu questões como privatizações, concessões, logística e competitividade e os financiamentos de projetos de infraestrutura. Sob o comando de Roberto Giannetti, vice-chairman do LIDE – Grupo de Líderes Empresariais, o Fórum foi realizado no Hotel Hilton, em São Paulo, nesta terça-feira (27/9), e contou com a participação do governador de Mato Grosso, Pedro Taques; do secretário de Articulação de Investimentos de Parceria do Governo Federal (PPI), Marcelo Allain; da diretora de Infraestrutura do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Marilene Ramos; e de Osório Carvalho Dias, da equipe de técnicos da Vice-Presidência dos Correios, entre outros especialistas.

(Crédito da Foto: Anderson Timóteo)

Segundo Giannetti, o Brasil, com mais de 12 milhões de desempregados, entrou na chamada espiral recessiva, que se retroalimenta com menos consumo, menos emprego e menos salário. Para Allain, o novo pacote de estímulo à infraestrutura do governo vem para suprir essa demanda. "A equipe montada para tratar deste tema dentro da secretaria identifica e apara as arestas, além, é claro, de manter a transparência de todo o processo", afirmou o secretário.

A logística como fator de competitividade foi abordada pelo governador do Mato Grosso, que destacou a participação do agronegócio no Estado, grande exportador de commodities. "Temos a maior malha rodoviária não pavimentada no País. Por isso, buscamos novas rodadas de investimentos para dar sequência nesse crescimento e contamos, também, com a participação da iniciativa privada e apoio do BNDES", disse Taques.

Para a diretora de Infraestrutura do BNDES, a infraestrutura é prioridade. "Em 2015, dos R$ 130 bilhões desembolsados, 40% foi para projetos desse segmento. Queremos trabalhar junto com o governo federal e parceiros para levar a experiência das últimas concessões, e assim, prosseguir com os financiamentos para o setor", sinalizou Marilene.

Na avaliação de Dias, técnico dos Correios, um sistema de infraestrutura e logística competente é fundamental para que o Brasil seja ainda mais competitivo. Para ele, um dos pontos negativos que impede o avanço do País são as complexas legislações tributária e trabalhista, a infraestrutura anacrônica e a atuação de diversos órgãos reguladores e intervenientes.

O Fórum contou com o patrocínio de CORREIOS e VIDEOLAR INNOVA, e colaboração de BRAGA NASCIMENTO E ZILIO. Como fornecedores oficiais, a CDN COMUNICAÇÃO, ECCAPLAN, GRUPO GODOY e TALENT MARCEL. As rádios BANDEIRANTES e BAND NEWS, PR NEWSWIRE e revista LIDE e TV LIDE foram mídia partners do evento.

(Foto: http://www2.prnewswire.com.br/imgs/pub/2016-09-27/original/3279.jpg )

Contato: Rose Rocha

rose-rocha@cdn.com.br  

(11) 3643 2952

FONTE 4º Fórum de Infraestrutura e Logística