IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Painel independente adverte que ação imediata do governo vietnamita é necessária para acabar com a redes de tráfico de animais selvagens no Vietnã

Wildlife Justice Commission

21/11/2016 09h19

HAIA, Holanda, 21 de novembro de 2016 /PRNewswire/ -- Um painel independente divulgou os resultados de um ano de investigação sobre uma rede de tráfico de animais selvagens em Nhi Khe, Vietnã, e advertiu que uma ação imediata do governo vietnamita é necessária. Ao fazê-lo, o painel lembrou o governo vietnamita de que deve cumprir suas obrigações, conforme previsto nas convenções internacionais relevantes.

(Foto:  http://photos.prnewswire.com/prnh/20161117/440702  )

As recomendações foram feitas após dois dias de Audiência Pública sobre a investigação pela Comissão de Justiça para a Fauna Selvagem (Wildlife Justice Commission) da rede de tráfico de animais selvagens em Nhi Khe, Vietnã (a 20km de Hanói). O painel apresentou os resultados da investigação de 51 indivíduos, incluindo vídeos de câmeras escondidas, fluxos financeiros e contas bancárias. O grupo opera internacionalmente, com impunidade, no tráfico de produtos obtidos de rinocerontes, elefantes, tigres e outras espécies ameaçadas, através de lojas e da mídia social.

As descobertas foram apresentadas às autoridades vietnamitas em janeiro de 2016 e informações suplementares, após um monitoramento em curso, em agosto de 2016 . Apesar de extensos esforços diplomáticos, a ação das autoridades foi mínima, com apenas uma prisão recente conhecida, resultante das descobertas apresentadas.

O conceituado painel independente foi composto por especialistas internacionais em justiça criminal e corrupção. O governo vietnamita preferiu não participar da Audiência Pública, optando por enviar apenas um observador não participante. Mais de 300 pessoas compareceram à Audiência Pública e uma grande audiência global assistiu os procedimentos por transmissão contínua ao vivo (livestream), em vietnamita e inglês (incluindo um número significativo de pessoas no Vietnã) e através de informações ao vivo na mídia social.

O Painel aprovou por unanimidade as descobertas da investigação e emitiu recomendações concretas ao governo vietnamita.

A Comissão de Justiça para a Fauna Selvagem está pedindo aos governos reunidos hoje em Hanói para a conferência sobre o Comércio Ilegal de Animais Selvagens para atender essas recomendações.

A diretora-executiva da Comissão de Justiça para a Fauna Selvagem, Olivia Swaak-Goldman, disse: "Algumas das vozes mais respeitadas no combate ao crime internacional se pronunciaram. Seu pacote de recomendações é abrangente e inclui o que temos solicitado há tempos: que a comunidade internacional apoie as autoridades vietnamitas para instituir procedimentos criminais em uma escala consistente com o grande volume de comércio de produtos derivados de animais selvagens em Nhi Khe e a consequente matança de espécies icônicas que está ocorrendo na África para alimentar as atividades dos traficantes que querem se enriquecer. Não há um momento melhor para agir do que agora, com todos os olhos em Hanói".

Para a versão completa do comunicado à imprensa, clique aqui.

Mídia| e-mail:  media@wildlifejustice.org  | telefone: +31-70-205-1050 | @WJCommission | wildlifejustice.org | Letitia Tudor.

To view the original version on PR Newswire, visit: http://www.prnewswire.com/news-releases/painel-independente-adverte-que-acao-imediata-do-governo-vietnamita-e-necessaria-para-acabar-com-a-redes-de-trafico-de-animais-selvagens-no-vietna-300366461.html

FONTE Wildlife Justice Commission