FDA aprova indicação de Jardiance (empagliflozina) para reduzir risco de morte por causa cardiovascular, em pacientes com diabetes tipo 2 e doença cardiovascular
SÃO PAULO, 4 de janeiro de 2017 /PRNewswire/ -- A ameaça iminente de infarto e AVC é uma das maiores preocupações de quem convive com o diabetes, afinal, cerca de metade desses pacientes morre em decorrência de complicações cardiovasculares, segundo a International Diabetes Federation (IDF)1.
Agora, além de controlar as taxas de glicemia de modo eficaz, Jardiance® (empagliflozina), desenvolvido pela aliança Boehringer Ingelheim e Eli Lilly, comprovou que diminui o risco de morte por causa cardiovascular, como infarto e AVC, em adultos com diabetes tipo 2 e doença cardiovascular estabelecida, sendo o único medicamento oral para o tratamento de diabetes a comprovar benefício para o coração, inclusive com redução de morte2. "A nova indicação representa um enorme avanço nos esforços de diminuir o impacto do diabetes tipo 2 sobre a saúde cardiovascular", afirma o cardiologista Francisco Saraiva, da PUC de Campinas.
A aprovação se baseou nas evidências do estudo EMPA-REG OUTCOME, que investigou os efeitos de Jardiance®, em pacientes com diabetes tipo 2 e doença cardiovascular3. O medicamento diminuiu em 38% a probabilidade de morte relacionada a eventos cardiovasculares mesmo sendo adicionado em pacientes que já estavam recebendo a melhor terapia disponível (terapia padrão) para controle dos principais fatores de risco cardiovasculares (comparação versus placebo associado à terapia padrão)³. Este medicamento, por ora, não tem aprovação da ANVISA para esta nova indicação.
Sobre Jardiance®
Jardiance® (empagliflozina) é um medicamento oral, de dose única diária, inibidor SGLT-2, aprovado para comercialização nos Estados Unidos e em outros países para o tratamento de diabetes tipo 2 em adultos. Ele atua bloqueando a reabsorção de glicose pelos rins, favorecendo sua excreção por meio da urina e baixando a glicemia dos pacientes. A inibição de SGLT-2 age rapidamente na glicose e trabalha independentemente da função das células-beta do pâncreas e dos mecanismos de insulina. Jardiance® não é indicado para pessoas com diabetes tipo 1, tampouco para aquelas que apresentam cetoacidose diabética (aumento de cetonas no sangue e na urina)².
Referências
1- International Diabetes Federation. Diabetes Atlas, 7th Edition. 2015.
2- Jardiance® (empagliflozin) tablets U.S. Prescribing Information.
3- Zinman, B., et al. "Empagliflozin, Cardiovascular Outcomes, and Mortality in Type 2 Diabetes" N Engl J Med. 2015. 10.1056.
Contato: Adriana Toledo
(11) 3529-3470
FONTE Aliança Boehringer Ingelheim e Eli Lilly
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.