Pai fundador da Web of Science da Clarivate Analytics, Dr. Eugene Garfield, morre aos 91 anos
FILADÉLFIA, 28 de fevereiro de 2017 /PRNewswire/ -- A Clarivate Analytics registra o falecimento de um de seus pais fundadores, Dr. Eugene Garfield, e agradece por sua contribuição à ciência da informação, a serviço da pesquisa científica e acadêmica. Um pioneiro na prática da análise de citações, através do desenvolvimento de um sistema de indexação que revolucionou o modo como os pesquisadores trabalham com a literatura, Garfield morreu repentinamente em 26 de fevereiro.
A indexação de citações foi inicialmente criada para a recuperação de informações, mas ela também forneceu dados para avaliação do impacto de um determinado trabalho de pesquisa, com base em quão frequentemente o trabalho aparecia em notas de rodapé – ou era citado – por outros pesquisadores. O desenvolvimento da análise de citação e infométrica de Garfield levaram ao desenvolvimento de diversos bancos de dados de citação, incluindo Web of Science™, da Clarivate Analytics, e Journal Citation Reports, que informa fatores de impacto e outros dados de citações para milhares de publicações acadêmicas.
Em 1964, o Instituto de Informação Científica, a organização que Garfield originalmente fundou e a precursora da Clarivate Analytics, lançou o primeiro Índice de Citações Científicas. Este recurso registrou os conteúdos bibliográficos e de citações das publicações mais influentes do mundo, permitindo que os usuários seguissem links de citações para encontrar as pesquisas especializadas mais relevantes para seu trabalho.
Atualmente incorporada e grandemente ampliada na Web of Science online, a invenção original de Garfield continua a servir como um guia confiável e eficiente para o vasto mundo da pesquisa. As estatísticas do corpo de citações da Web of Science, documentando as pesquisas mais influentes em qualquer área como diretamente julgadas pelos próprios pesquisadores, oferece a base para avaliação e comparação do desempenho em pesquisas de pessoas, instituições, nações e regiões.
"É com profunda tristeza que registramos o falecimento do Dr. Eugene Garfield", disse Jay Nadler, CEO, Clarivate Analytics. "O trabalho do Dr. Garfield formatou o modo como as pesquisas são acessadas e avaliadas em todo o mundo. Nós o homenageamos pela contribuição que deu à pesquisa, e à nossa organização, como um colega, amigo e líder visionário. Como a Clarivate Analytics, nós continuaremos a inovar com o espírito que o Dr. Garfield encarnou em seu trabalho inédito em ciência da informação".
Clarivate Analytics
A Clarivate™ Analytics acelera o passo da inovação ao fornecer insights e analítica confiáveis para clientes de todo o mundo, permitindo que mais rapidamente descubram, protejam e comercializem novas idéias. Anteriormente a empresa de ciência e propriedade intelectual da Thomson Reuters, nós possuímos e operamos, com base em assinatura, uma coleção de importantes empresas, focadas em pesquisa científica e acadêmica, analítica de patente e padrões regulatórios, inteligência biotecnológica e farmacêutica, proteção de marca registrada, proteção de domínio de marca e gestão de propriedade intelectual. A Clarivate™ Analytics é agora uma empresa independente com mais de 4.000 empregados, operando em mais de 100 países e possui marcas bem conhecidas, que incluem Web of Science™, Cortellis™, Thomson Innovation™, Derwent World Patents Index™, CompuMark™, MarkMonitor® e Techstreet™, entre outras. Para mais informações, por favor, visite Clarivate.com .
Foto - http://mma.prnewswire.com/media/472644/Clarivate_Analytics_Dr_Eugene_Garfield.jpg
FONTE Clarivate Analytics
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.