IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Tecnologia SilverShield da Microban: Redução da contaminação por Listeria monocytogenes em unidades de refrigeração

Microban do Brasil

27/07/2017 09h32

COTIA, Brasil, 27 de julho de 2017 /PRNewswire/ -- A Listeria monocytogenes (Lm) é um patógeno bacteriano que causa dispendiosos recalls de alimentos, assim como hospitalizações e até mortes. Uma das principais diferenças entre a Lm e outras bactérias presentes em alimentos está no fato de que esta vive em temperaturas típicas de refrigeradores (cerca de 4°C). Essa bactéria se tornou motivo de grande preocupação para a agroindústria em 1981, quando um surto de listeriose no Canadá, envolvendo 41 casos e 18 mortes, principalmente de mulheres grávidas e neonatos, foi epidemiologicamente associado ao consumo de salada de repolho que esteve em contato com esterco de ovelha contaminado por Lm.

A significância da Listeria como patógeno presente nos alimentos é complexa. A severidade e a taxa de mortalidade das doenças associadas requerem medidas preventivas adequadas, mas as características do microrganismo são desafiadoras. Ao contrário da maioria das bactérias, a Listeria é capaz de se desenvolver e multiplicar em refrigeradores. De acordo com os Relatórios de Vigilância Anual da FoodNet, as infecções por Listeria resultam em taxas de internação maiores que as de qualquer outro patógeno rastreado, além de apresentar a maior taxa anual de casos fatais, alta incidência de abortos e natimortos foram atribuídas à infecção por Listeria em mulheres grávidas (Figura 2). 

Ao examinar a eficácia de um antimicrobiano, grande parte dos testes bacterianos padronizados pelo setor é realizado a 36°C, que é a temperatura corporal e não é inteiramente relevante para o controle da Lm. A Microban usou sua tecnologia SilverShield, incorporada a pintura pulverizada sobre prateleiras de aço, para demonstrar uma redução da Listeria superior a 99,7% em um refrigerador comercial a 4°C, adotando o protocolo de teste ISO 22196, que é padrão do setor.

Foram realizados estudos comparativos para avaliar a eficácia da tecnologia antimicrobiana SilverShield em revestimentos, a fim de controlar a contaminação por Listeria monocytogenes nas prateleiras de um refrigerador comercial operando a 4°C.

Os dados comparativos coletados em tais estudos demonstram que, ao se incorporar a tecnologia SilverShield da Microban a revestimentos pulverizados, é possível limitar a sobrevivência e o desenvolvimento da Listeria, neste caso em prateleiras de refrigeradores. Obteve-se uma redução de organismos superior a 99,7% em 24 horas ao se comparar amostras tratadas com SilverShield às amostras não tratadas, usando o protocolo de teste ISO 22196.

Saiba mais em www.microban.com

Contato (11) 4612-4420

(Foto: http://www2.prnewswire.com.br/imgs/pub/2017-07-26/original/3701.png )

FONTE Microban do Brasil