IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Participantes do 5º Fórum de Infraestrutura e Logística LIDE enfatizam necessidade de acelerar desenvolvimento brasileiro

5º Fórum de Infraestrutura e Logística LIDE

10/08/2017 15h41

SÃO PAULO, 10 de agosto de 2017 /PRNewswire/ -- Líderes empresariais dos setores da construção civil, logística e tecnologia, juntamente com autoridades públicas, se reuniram no 5º Fórum de Infraestrutura e Logística LIDE, em 10 de agosto, no Palácio Tangará, na capital paulista. Promovido pelo LIDE – Grupo de Líderes Empresariais, LIDE Infraestrutura e LIDE Logística, a edição deste ano contou, entre outras autoridades, com a presença dos ministros Maurício Quintella (Transportes, Portos e Aviação Civil) e Fernando Coelho (Minas e Energia).

Legenda da foto: Roberto Giannetti, Maurício Quintela, Luiz Fernando Furlan, Fernando Coelho e Clodoaldo Pelissioni durante 5º Fórum de Infraestrutura e Logística LIDE(Crédito/foto: Gustavo Rampini)

No painel intitulado "A energia para o futuro do Brasil", o ministro Coelho Filho ressaltou que o atual governo federal não quer repetir o modelo energético do anterior. Para ele, é injusta a comparação entre as empresas privadas e públicas, quando o regime de contratação impede demissões nas públicas, por exemplo. "Vamos implantar um plano de demissão voluntária na Eletrobrás, que tem atualmente 24 mil colaboradores. E a partir de 2018, a reforma trabalhista vai impactar positivamente a economia do País", disse. De acordo com o ministro, a privatização não é um tabu. "Somos claros em relação à privatização", disse, em relação, por exemplo, à venda de distribuidoras de energia à iniciativa privada, em curso pela sua gestão. "Em setembro, teremos ainda a volta dos leilões de óleo e gás, em um novo modelo, com 'players' internacionais, e também nos próximos dois, implantando uma agenda regular, que vão impulsionar ainda mais a retomada do crescimento da economia", disse. 

Já no painel sobre infraestrutura, o ministro Quintella enfatizou que o Brasil aplica somente 1,9% do PIB em investimentos em infraestrutura, muito pouco em relação aos demais países emergentes, preconizando a necessidade de aportes massivos na área. "Com os poucos recursos por causa do contingenciamento de verbas, tivemos de priorizar as obras prioritárias, como corredores de exportações. Mas somente no primeiro quadrimestre deste ano, houve um incremento de 400% de investimentos estrangeiros em infraestrutura", disse, mostrando otimismo. Segundo ele, o governo federal também se esforça em implementar o Programa de Parceria de Investimentos (PPI), nas concessões aeroportuárias, por exemplo: "os leilões de quatro aeroportos, ocorridos em março, foram um sucesso. As empresas vencedoras são 'grifes' internacionais em gestão".

No terceiro e último painel, dedicado aos desafios para a eficiência em logística, Guilherme Campos, presidente dos Correios, enfatizou as grandes mudanças ocorridas nos últimos 15 anos por conta da utilização de novas tecnologias. "Antigamente, tínhamos apenas a preocupação de como realizaríamos a operação, e se a mercadoria chegaria ao seu destino. Com as novas ferramentas utilizadas, o processo se tornou mais integrado, com novos serviços oferecidos, que proporcionam mais eficiência e ampliação de mercado", afirmou.

O 5ª Fórum de Infraestrutura e Logística LIDE contou com patrocínio dos CORREIOS, CONTA UM, COSAN e PHILIPS LIGHTING. Como fornecedores oficiais, estão a CDN COMUNICAÇÃO, ECCAPLAN, GRUPO BEM, TALENT e UPS. O apoio foi da GLP. As rádios BAND AM, BANDNEWS FM, PR NEWSWIRE, jornal DCI, revista LIDE e TV LIDE foram mídia partners do evento.

Contato: Rose Rocha

Tel: (11) 3643-2952 – rose-rocha@cdn.com.br

(FOTO: http://www2.prnewswire.com.br/imgs/pub/2017-08-10/original/3714.jpg )

FONTE 5º Fórum de Infraestrutura e Logística LIDE