IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

FDI lança guia de consultório para dentistas com foco na prevenção das cáries

FDI World Dental Federation

29/08/2017 07h45

MADRI, 29 de agosto de 2017 /PRNewswire/ -- A Federação Dentária Internacional (FDI) lançou hoje um guia de consultório para orientar os clínicos sobre intervenções de restauração em seus pacientes. O guia foi lançado no dia da abertura do Congresso Mundial de Odontologia da FDI em Madri, na Espanha (de 29 de agosto a 1 de setembro), no âmbito da Parceria para a Prevenção das Cáries com apoio da Colgate.

(Logo:  http://photos.prnewswire.com/prnh/20160831/402993LOGO  )

O guia foi concebido como apoio visual, com orientações fáceis de seguir e adequadas para a prática odontológica. O objetivo é reduzir o impacto das cáries o mais cedo possível, através da prevenção de maior destruição do dente e revertendo o processo das cáries em prol da reminerização e, por fim, capacitar o paciente para melhorar e manter sua própria saúde bucal.

"Acreditamos que esse guia de consultório é uma fácil ferramenta de referência para os dentistas praticantes e facilita suas decisões sobre as opções de tratamento", disse Sophie Dartevelle, membro do Comitê de Saúde Pública da FDI. "Os dentistas atendem vários pacientes em um dia, todos com suas necessidades específicas e resultados esperados. O guia é um lembrete do objetivo do tratamento das cáries do paciente, o qual tem que ser menos invasivo e deve, necessariamente, envolver o paciente no processo de manutenção".

O guia fornecerá maior entendimento da atividade da lesão e orientação na determinação do risco de cáries, conforme os variados fatores de risco ao longo da vida. Os fatores de risco universais – os quais incluem situação sócio-econômica, consumo de açúcar, higiene bucal deficiente, entre outros – são classificados em um contexto de cinco grupos etários: três que incluem crianças e adolescentes, um para adultos e um para idosos. Para cada grupo etário, existe uma avaliação do risco de cáries, recomendações para a manutenção profissional, sugestões para o paciente e educação sobre a manutenção.

Lançado em 2015, a Parceria para a Prevenção das Cáries é um esforço internacional para ajudar a mudar o foco dos dentistas da abordagem de restauração para medicina odontológica preventiva. Ela procura melhorar a prevenção da doença bucal através de materiais e atividades de comunicação educacional de alta qualidade sobre as cáries, direcionados aos profissionais, aos pacientes e ao público em geral. Os recursos disponíveis incluem o Artigo técnico sobre prevenção e controle da cárie dental, lançado no ano passado e os webinars adicionais, os relatórios dos seminários e um conjunto de ferramentas de apoio.

"A cárie é a doença crônica mais comum em todo o mundo, afetando pessoas de todas as idades ao longo de suas vidas, mesmo assim é um fardo que quase sempre pode ser prevenido", disse a Dra. Marsha Butler, Vice-Presidente da Área de Saúde Bucal Global da Colgate-Palmolive. "Estamos muito satisfeitos por continuarmos a apoiar a Parceira para a Prevenção das Cáries, agora em seu segundo ano, já que ela é uma excelente fonte de ferramentas informativas que contribuem para a luta contra as doenças bucais".

Sobre a Parceira para a Prevenção das Cáries

http://www.fdiworldental.org/caries-prevention

Sobre a Federação Dentária Internacional

A Federação Dentária Mundial (FDI) é o principal organismo representativo de mais de 1 milhão de dentistas em todo o mundo. Sua afiliação inclui cerca de 200 associações nacionais filiadas e grupos de especialistas em mais de 130 países. A visão da FDI é: "Liderar o mundo para uma saúde bucal ótima".

http://www.fdiworldental.org ;  http://www.facebook.com/FDIWorldDentalFederation ; twitter.com/worldentalfed

Sobre a Colgate-Palmolive 

A Colgate-Palmolive é uma companhia líder global de produtos de consumo, fortemente concentrada em higiene bucal, higiene pessoal, higiene doméstica e nutrição animal.  A Colgate vende seus produtos em mais de 200 países e territórios em todo o mundo, sob nomes de marcas internacionalmente conhecidas, tais como Colgate, Palmolive, Softsoap, Irish Spring, Protex, Sorriso, Kolynos, elmex, Tom's of Maine, Sanex, Ajax, Axion, Soupline e Suavitel, bem como, Hill's Science Diet, Hill's Prescription Diet e Hill's Ideal Balance. Para mais informações sobre os negócios globais da Colgate, visite o Web Site da companhia, no endereço  http://www.colgatepalmolive.com .

Contato com a mídia 

Charanjit Jagait, e-mail:  cjagait@fdiworldental.org  , Tel: +41-22-560-81-48

 

View original content: http://www.prnewswire.com/news-releases/fdi-lanca-guia-de-consultorio-para-dentistas-com-foco-na-prevencao-das-caries-300506154.html

FONTE FDI World Dental Federation