IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Principais fabricantes mundiais de cerveja, vinho e destilados estão combatendo o consumo nocivo de álcool em mais de cem países - IARD

International Alliance for Responsible Drinking (IARD)

11/09/2017 08h20

LONDRES, 11 de setembro de 2017 /PRNewswire/ -- Formando parcerias inovadoras com centenas de organizações, as 11 empresas[i] produtoras de algumas das marcas mais populares de cerveja, vinho e destilados do mundo:

Alcançaram mais de 100 milhões de pessoas com mensagens educativas com foco em evitar o consumo de álcool por menores de idadeCriaram campanhas para evitar a prática de beber e dirigir em 80% dos mercados onde atuamDemonstraram que as empresas podem ser parceiras eficazes no combate ao consumo nocivo de álcool, acelerando o progresso rumo aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODSs) De acordo com o relatório de progresso dos Compromissos dos Fabricantes de 2016[ii] publicado hoje, os principais produtores mundiais mantiveram os seus esforços para combater o uso nocivo de álcool, construindo novas parcerias intersetoriais, desde governos e pequenos varejistas a entidades sem fins lucrativos e outros participantes do setor privado.

Logo: http://photos.prnewswire.com/prnh/20160524/371287LOGO

Com base em estudos de casos de nove países ao redor do mundo, o relatório destaca lições e ideias-chave para ações futuras e reconhece que, embora tenha havido progressos, há ainda muito mais a se realizar.

Carlos Brito, presidente do IARD[iii] CEO Group e CEO da Anheuser-Busch InBev (AB InBev), disse: "Temos orgulho dos nossos produtos e do seu papel na sociedade, acreditamos que uma cultura de beber com inteligência é boa para os negócios e reconhecemos o nosso dever de ajudar a reduzir o consumo nocivo de álcool. Vimos que é possível progredir, mas sabemos que há muito trabalho a se fazer. Todos nós buscamos oportunidades de aproveitar as coisas boas da vida. Todos nós queremos o melhor para as nossas famílias e comunidades. Cabe a todos nós promover a prática de beber com inteligência e reduzir o uso nocivo de álcool. O consumo nocivo de álcool é uma questão complexa, com múltiplas causas. Acreditamos que as empresas de cervejas, vinhos e destilados podem fazer parte da solução. A ambição da IARD é estabelecer padrões internacionais para evitar o consumo prejudicial, ajudando-nos a compartilhar melhores práticas, estabelecer compromissos comuns e facilitar o diálogo com a sociedade civil. Estamos empenhados em agregar esforços para o último ano dos nossos Compromissos e ir além."

Henry Ashworth, presidente da IARD, acrescentou: "O relatório de progresso demonstra a determinação desses produtores líderes globais para ser uma força positiva dentro dos seus setores e da sociedade. Uma mudança sustentável de longo prazo e uma redução do uso nocivo de álcool só podem ocorrer se as empresas privadas, públicas e sem fins lucrativos trabalharem juntas localmente, nacionalmente e globalmente. Queremos trabalhar em conjunto para criar novas relações e modelos de trabalho que impulsionem uma mudança positiva em todas as nossas comunidades."

Confira alguns destaques do relatório de estudo de casos:

Uma gama diversificada de campanhas altamente eficazes em redes sociais, como:Austrália: um trabalho multissetorial levou à internacionalmente aclamada campanha "Como beber corretamente" [ https://drinkwise.org.au/our-work/drinking-do-it-properly/ #], que combateu o consumo excessivo de álcool e atingiu dois milhões de jovens;África do Sul: a nossa campanha #bethementor [ http://www.bethementor.sab.co.za/ ] no Facebook, acompanhada de comunicação face a face, foi associada a uma redução em 91% do consumo de álcool por menores de idade entre jovens participantes; eBrasil: o programa Sem Excesso, liderado pela ABRABE, atraiu 159.460 visitantes ao site e ganhou mais de 400.000 visualizações no YouTube, mais de 808.000 curtidas no Facebook e mais de 50.000 seguidores no Twitter. 

Um progresso significativo na redução do hábito de beber e dirigir, como:Polônia: a maioria dos estados agora conta com policiais treinados para realizar testes com bafômetro nas estradas. Em um estado analisado, uma diminuição em 44% dos acidentes de trânsito relacionados com o álcool foi relatada entre 2013 e 2016;México: a maioria dos estados agora conta com policiais treinados para realizar testes com bafômetro nas estradas; eEspanha: a nossa campanha de multimídia para reduzir a condução em estado de embriaguez foi reconhecida como um exemplo de boas práticas pelo Fórum Europeu de Álcool e Saúde (FEAS) e foi homenageada com um prêmio do Ministério da Indústria espanhol. 

Um memorando de entendimento inédito entre o Ministério Federal da Saúde e Bem-Estar e os fabricantes de bebidas República Dominicana: o memorando de entendimento estabeleceu um plano de trabalho abrangente para: reduzir o consumo de álcool por menores de idade; fortalecer e expandir códigos de conduta de marketing; reduzir a prática de beber e dirigir; e conseguir o apoio dos varejistas nos esforços para reduzir o consumo nocivo de álcool. Um "Grupo de Álcool" também foi estabelecido, consistindo em uma ampla gama de partes interessadas que agora se reúnem mensalmente para discutir planos de ação em apoio a esses compromissos. 

Referências

i. Os 11 signatários dos Compromissos das Fabricantes de Cerveja, Vinho e Bebidas Destiladas para Reduzir o Consumo Prejudicial de Bebidas Alcoólicas [ http://www.producerscommitments.org ] são Anheuser-Busch InBev; Asahi Group Holdings; Bacardi; Beam Suntory; Brown-Forman Corporation; Carlsberg; Diageo; Heineken; Kirin Holdings Company; Molson Coors; Pernod Ricard.

ii. Compromissos dos Fabricantes

Redução do consumo de álcool por menores de idadeFortalecimento e expansão de códigos de práticas de marketingFornecimento de informações ao consumidor e inovação responsável de produtosRedução da prática de beber e dirigirObtenção de apoio dos varejistas para reduzir o consumo nocivo de álcool iii. Lançada em janeiro de 2015, a IARD é uma organização sem fins lucrativos dedicada a abordar o problema global de saúde pública que é o consumo nocivo de bebidas alcoólicas e promover o consumo responsável dessas bebidas.

Os membros da IARD são as empresas líderes globais de produção de álcool que são signatárias dos Compromissos. Como um Secretariado dos Compromissos, os signatários dos Compromissos delegaram tarefas específicas da IARD que requerem coordenação em nível global.

Como Secretariado, a IARD:

Coordena a elaboração de relatórios sobre os Compromissos com a KPMG e a Accenture, além de administrar programas-piloto (particularmente sobre a condução em estado de embriaguez)Coordena-se com parceiros internacionais (por exemplo, a Federação Mundial de Anunciantes)Contrata análises de conformidade de marketingReúne-se com especialistas (por exemplo, pesquisadores) e parceiros (por exemplo, varejistas)Realiza análises de políticas e programas e produz ferramentas de políticas e guias de boas práticas (por exemplo, o Guia de Educação para o Álcool [ http://alcoholedguide.org ]) Para obter mais informações e ler o relatório completo, acesse: producerscommitments.org

 

View original content: http://www.prnewswire.com/news-releases/principais-fabricantes-mundiais-de-cerveja-vinho-e-destilados-estao-combatendo-o-consumo-nocivo-de-alcool-em-mais-de-cem-paises--iard-300516933.html

FONTE International Alliance for Responsible Drinking (IARD)