IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Abranet aponta oportunidades para provedores em IoT e agronegócio

Abranet

14/09/2017 10h00

SÃO PAULO, 14 de setembro de 2017 /PRNewswire/ -- O casamento entre o setor do agronegócio e a Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês) é o que há de mais promissor para os Provedores de Serviços de Internet (ISPs) em termos de oportunidades de negócios para os próximos anos. Tanto que o assunto estará na pauta das discussões de dois painéis do Futurecom 2017 e que terão a participação de executivos da Associação Brasileira de Internet (Abranet).

Eduardo Parajo, presidente da Abranet, integrará o painel "Como Construir Modelos de Negócios Sustentáveis no Ecossistema IoT?", que será realizado no dia 3/10, das 11h às 12h40, no Auditório Brasil. "Quando falamos em IoT, estamos nos referindo a um universo muito abrangente. As soluções de IoT podem ser aplicadas em praticamente todos os setores e segmentos da economia, o que abre um leque muito grande de oportunidades. E certamente os provedores irão contribuir no processo de implantação da IoT", destaca.

Além de trazer os provedores para o centro da discussão como atores fundamentais no desenvolvimento da IoT no País, Parajo também irá abordar a questão da sustentabilidade do modelo de negócios. "É preciso pensar um modelo que remunere as diversas camadas, ou seja, que beneficie tanto quem usufrui o serviço na ponta quanto quem está no meio do processo", afirma.

Já Eduardo Neger, presidente do Conselho Consultivo da entidade, participará do painel "O papel de Tecnologias Avançadas no Sucesso do Agronegócio no Brasil", que acontece no dia 4/10, das 11h10 às 12h40, no Auditório Colômbia. "O setor tem sido cada vez mais intensivo em tecnologia. É comum observamos o uso de drones, de GPS, a agricultura de precisão, a pecuária otimizada, tudo isso está presente no campo hoje", aponta.

Ele pondera que será difícil para o País competir em Internet das Coisas, por exemplo, se pensar em aplicá-la em segmentos onde já existem grandes competidores globais. Isso não seria o caso do agronegócio. "Esse é um setor exportador que, ao contrário de outros, continua crescendo mesmo com a crise. Há um enorme espaço para os provedores atuarem junto a essas empresas, na construção de redes, nas aplicações, como nuvem etc, e é isso que vamos destacar no Futurecom."

Abranet

(11) 5549-1863 / 5081-5237

FONTE Abranet