IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

A Aegea torna municípios referência em Saneamento

Aegea Saneamento

15/09/2017 11h35

SÃO PAULO, 15 de setembro de 2017 /PRNewswire/ -- O trabalho realizado pela Aegea colocou a capital Campo Grande, em destaque na gestão de recursos hídricos para a inclusão social, segundo o relatório Mercados inclusivos no Brasil: desafios e oportunidades do ecossistema de negócios, desenvolvido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e pela Fundação Dom Cabral.

No final de 2013, foi promulgado o Plano Nacional de Saneamento de Básico (Plansab), o qual tem como meta, reduzir a média nacional de perdas nos sistemas de distribuição de água para 31%, até 2033. Atualmente, o índice está na casa dos 36,7%, segundo dados, de 2015, do Instituto Trata Brasil.

Diante da crise pela qual o Brasil passa, com diminuição da capacidade de investimentos em estados e municípios, a participação privada ganha um papel cada vez mais importante para o alcance das metas de universalização do saneamento previstas no Plansab. A maior presença do privado pode complementar os investimentos públicos no setor, o que implicaria em mais verba para que operadores públicos e privados, em parceria, possam implementar os serviços de tratamento e distribuição de água e de ampliação da rede de coleta e tratamento de esgoto, otimizando a utilização dos recursos disponíveis.

Vale destacar, por exemplo, a redução no número de doenças provenientes da falta de saneamento em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Segundo o IBGE, a taxa de internações por doenças diarreicas no ano passado foi 91% menor quando comparado com o ano de 2003. A mudança está atrelada à ampliação feita pela empresa de 80% na rede de esgoto do município.

Os resultados positivos que a Aegea tem conquistado são reflexo de investimentos em uma gestão sustentável dos recursos hídricos, com foco em ampliar a atuação da companhia para atender a toda a população de diversos municípios.

Contato:

Standard Comunicação

(61) 3246-0006

FONTE Aegea Saneamento