IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Encarando os fatos com o Fluxo de Caixa

www.fluxodecaixa.com.br

18/09/2017 14h00

SÃO PAULO, 18 de setembro de 2017 /PRNewswire/ -- O que tem acontecido com a maioria dos empreendedores brasileiros, atualmente, é que começam o negócio a partir de um sonho, fazem acontecer, constroem algo de valor, mas, por não se preocuparem com os números do negócio, perdem o rumo em sua gestão, se entregando à ideia de que a culpa dos problemas financeiros é do governo, do mercado, dos inadimplentes, da falta de sorte... E não percebem que podem estar quebrando por não identificarem o real motivo da falta de dinheiro para pagar as contas do dia a dia.

E, de repente, pessoas tão talentosas e negócios tão promissores são desperdiçados por causa de obstáculos que poderiam ser removidos.

Porquê falta dinheiro se a empresa tem lucro?

O fato é que tanto o problema quanto a solução não estão lá fora, na mão de outras pessoas, mas dentro do negócio. Quer saber como? Então comece a se questionar, se esse for o seu caso, como é que a empresa gera lucro, mas falta dinheiro para pagar as contas do dia a dia. Qual é a mágica que acontece para o seu dinheiro desaparecer?

É mais cômodo considerar apenas os números da contabilidade para medir a saúde financeira da empresa, gastar sem controle, imaginar que o que sobra no caixa é lucro e responsabilizar terceiros pelo seu insucesso financeiro, mas a verdade é que você precisa ter uma visão gerencial do negócio.

Isso quer dizer que, na prática, não adianta saber que você fechou uma venda de determinado valor, sem considerar a data que o dinheiro vai entrar.

Com o Fluxo de Caixa você identifica onde está o dinheiro

Se você não tiver um controle real do seu Fluxo de Caixa , com um plano de contas gerencial para acompanhar diariamente as entradas e saídas de dinheiro, fazer conciliação bancária diária, ajustar as datas de pagamentos das compras com as entradas das vendas à vista e a prazo e analisar o previsto e o realizado para a tomada de decisões, seu potencial empreendedor pode ser desperdiçado.

Essa é a grande sacada que pode mudar a sua vida! Em vez de fugir dos números e continuar dando murro em ponta de faca, esperando que "algo aconteça", encontre as respostas dentro da própria empresa.

Utilize o Fluxo de Caixa para entender qual é o problema, buscar alternativas de solução, medir seus resultados, fazer projeção para períodos futuros e tomar novas atitudes acertadas para que o seu sonho possa ser realizado com o sucesso do negócio.

TESTE GRÁTIS O FLUXO DE CAIXA:   

https://app.fluxodecaixa.com.br/

Francisco Barbosa Neto

* Francisco Barbosa Neto é diretor da Projeto DSD Consultores, consultor em Gestão Empresarial, palestrante do curso Gestão de Fluxo de Caixa e criador do Sistema Fluxo de Caixa Online.

CONTATO:

11 5542-7886

francisco@projetodsd.com.br

(Foto: http://www2.prnewswire.com.br/imgs/pub/2017-09-18/original/3777.jpg )

FONTE www.fluxodecaixa.com.br