IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

A Fundação Internacional da Osteoporose: fraturas devido à osteoporose ameaçam a independência dos idosos

The International Osteoporosis Foundation

20/10/2017 07h45

GENEBRA, Suíça, 20 de outubro de 2017 /PRNewswire/ -- Ela é invisível – e é perigosa. A osteoporose, que torna os ossos fracos e frágeis, revela-se somente quando um osso quebra.

(Foto:  http://mma.prnewswire.com/media/582529/Osteoporosis.jpg  )

Em adultos mais velhos, aquela primeira 'fratura por fragilidade' é geralmente um pulso quebrado ou dor nas costas repentina, devido a fraturas vertebrais não detectadas. Infelizmente, a primeira fratura geralmente não é a última – a menos que seja tratada, uma sequência de fraturas mais debilitantes pode ocorrer.

Hoje, no Dia Mundial da Osteoporose, o apelo 'Ame seus ossos – proteja seu futuro', da Fundação Internacional da Osteoporose (IOF, em inglês) e suas 240 sociedades membros de todo o mundo, enfatiza a importância da prevenção precoce como a chave para uma mobilidade saudável na idade avançada.

Fraturas devido à osteoporose representam um importante fardo para os cuidados com a saúde, causando deficiência, morte prematura e perda da independência para idosos de todo o mundo. Globalmente, uma em cada três mulheres e um em cada cinco homens, com idades acima dos 50, vai sofrer uma fratura por fragilidade no tempo que resta de suas vidas.

O presidente do IOF, Professor Cyrus Cooper, afirmou: "A osteoporose é uma doença que sofre de uma séria negligência. Apesar da larga disponibilidade de ferramentas de diagnóstico e medicamentos eficazes, somente uma minoria de pessoas em alto risco de fraturas é de fato diagnosticada e tratada. Impressionantes 80% dos adultos idosos que sofrem de uma fratura inicial causada por fragilidade – e estão em extremo perigo de sustentar mais fraturas – não passam a receber tratamento preventivo para protegerem-se contra a alta probabilidade de fraturas secundárias".

Fraturas dos quadris, em particular, podem ameaçar a vida: aproximadamente 20-24% dos pacientes deste tipo de fratura morrem dentro do ano que se segue à sua ocorrência; 33% tornam-se dependentes ou vão para um asilo. Devido ao crescimento da população envelhecendo, os números de fraturas dos quadris estão subindo exponencialmente. De 1990 a 2050, projeta-se que fraturas dos quadris aumentem 310%, para os homens, e 240%, para as mulheres.  

Para melhorar a compreensão desta ameaça de saúde pública, a IOF lançou hoje um novo recurso,  'O compêndio de osteoporose da IOF' . Esta referência abrangente proporciona informação concisa sobre a doença, sua prevenção e sua prevalência em todas as regiões do mundo. Ele também esboça estratégias essenciais para combater a osteoporose em nível nacional, oferecendo um plano para oito ações prioritárias.

Uma das prioridades é a implementação do Serviço de Contato de Fratura (Fracture Liaison Services – FLS, em inglês) em todos os hospitais que tratam pacientes de fratura. Tais serviços são maneiras comprovadamente econômicas de prevenir fraturas secundárias nestes pacientes de alto risco.  

A IOF também pede a todas as pessoas interessadas nos direitos do paciente de osteoporose que assinem  Carta Global do Paciente da IOF  . A Carta pede urgência aos governos e autoridades de saúde de todo o mundo para fazer da saúde dos ossos um tema prioritário de saúde.

O presidente da IOF acrescenta: "A prevenção é fundamental. Em todas as idades, um estilo de vida saudável, com boa nutrição e atividade física regular, estabelece as bases para a boa saúde óssea. Assim, eu apelo a todos os adultos mais velhos para que se conscientizem sobre qualquer fator de risco pessoal para a osteoporose. Estes podem incluir um osso quebrado depois dos 50 anos de idade, histórico parental de osteoporose ou fratura dos quadris, perda de peso, fumo, estar abaixo do peso, certas doenças como artrite reumatoide ou uso de medicamentos que causam perda óssea (como os glicocorticoides). Se você possui fatores de risco, certifique-se de conversar com seu médico e pedir um exame".

Para ver se você tem fatores de risco, complete o  Teste de risco de osteoporose de um minuto da IOF

O Dia Mundial da Osteoporose (WOD, em inglês), observado anualmente em 20 de outubro, marca uma campanha do ano todo. Veja eventos e recursos em  http://www.worldosteoporosisday.org/  #LoveYourBones #WorldOsteoporosisDay

Parceiros oficiais do Dia Mundial da Osteoporose (WOD, em inglês): Amgen, Lilly, Sunsweet, UCB

A IOF é a ONG líder mundial dedicada à prevenção, diagnóstico e tratamento da osteoporose e doenças musculoesqueléticas relacionadas:  http://www.iofbonehealth.org

Contato de mídia

Laura Misteli

IOF

lmisteli@iofbonehealth.org

View original content: http://www.prnewswire.com/news-releases/a-fundacao-internacional-da-osteoporose-fraturas-devido-a-osteoporose-ameacam-a-independencia-dos-idosos-300540130.html

FONTE The International Osteoporosis Foundation