IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Huawei ajuda a EPMTPQ a montar a melhor rede de comunicações por Wi-Fi veículo-estação terrena do mundo para ônibus

Huawei

19/12/2017 17h56

SHENZHEN, China, 19 de dezembro de 2017 /PRNewswire/ -- A Empresa Pública Metropolitana de Transporte de Pasajeros de Quito (EPMTPQ) é uma empresa do setor terciário subordinada à prefeitura municipal de Quito, a capital do Equador. A empresa opera e gerencia quase todos os veículos de transporte público em Quito, incluindo ônibus, bondes e ônibus elétricos.

Com o advento da era da informação e da Internet, o acesso a redes Wi-Fi a qualquer tempo, em qualquer lugar, se tornou um forte desejo das pessoas, em suas vidas cotidianas. Para verificar a viabilidade da utilização de rede Wi-Fi em seus veículos, a EPMTPQ conduziu ativamente diversas pesquisas e consultou muitas empresas no setor. O resultado mostrou que a implementação de redes Wi-Fi em veículos enfrenta os seguintes desafios:

Largura de banda

Os veículos da EPMTPQ são principalmente ônibus de três vagões, que têm quase 30 metros de comprimento e podem transportar até 225 passageiros. A ETMTPQ planeja empregar três câmeras de vigilância por vídeo de alta definição (HD) em cada veículo, de forma que as redes Wi-Fi devem atender essas necessidades. Além disso, para atender as demandas dos passageiros por acesso à Internet, as redes Wi-Fi precisam fornecer serviços tais como navegação na Web, rede social e chamada por vídeo. Portanto, as redes Wi-Fi em veículos precisam ter uma grande largura de banda e dar suporte a mais de 100 usuários simultaneamente.

Cobertura de alta densidade

Os veículos da ETMTPQ transitam por ambientes complexos, tais como vias elevadas, áreas urbanas e subúrbios. É extremamente difícil oferecer serviços de Wi-Fi de alta qualidade em veículos fechados, com muitos passageiros, em ambientes eletromagnéticos complexos.

Estabilidade

A segurança é a consideração mais importante para a ETMTPQ e a estabilidade das redes Wi-Fi é fundamental para comunicações de emergência e serviços de vigilância por vídeo. Assegurar a estabilidade e a segurança em condições complexas das vias públicas e em ambientes eletromagnéticos é um enorme desafio para a implementação de redes Wi-Fi.

A melhor solução do mundo de backhaul de rede de área local wireless (WLAN) da Huawei é especialmente projetada para cenários de backhaul veículos-estação terrena do setor de transporte. A solução apresenta os seguintes destaques e, efetivamente, resolve os problemas da EPMTPQ:

"Soft Switching" assegura grande largura de banda, pequeno delay (atraso) e utilização simultânea de múltiplos usuários

A solução de backhaul de WLAN veículo-estação terrena da Huawei adota a tecnologia "soft switching" e melhora significativamente a largura de banda para uplink e reduz o delay.

Avaliação de qualidade do link em tempo real: quando um veículo está em movimento, o ponto de acesso (AP) montado no veículo avalia continuamente a qualidade de cada link, elimina dinamicamente os links de baixa qualidade e estabelece novos links com APs na área adjacente (track-side) que têm sinais de alta qualidade transmitidos adiante.Algoritmo de switching de link ótimo: ao alavancar o algoritmo de switching, essa solução assegura que links de backhaul de dados ótimos sejam sempre usados, de forma que os canais de backhaul são alternados através do switching de link.Perda reduzida de pacotes: os links desejados, a serem alternados, são construídos antes de o "soft switching" ser implementado. Usando uma tecnologia de otimização única do plano de encaminhamento, a solução da Huawei minimiza a probabilidade de perda de pacotes durante o switching.Ferramenta de planejamento de WLAN profissional reduz a interferência

Boas redes Wi-Fi requerem um planejamento sólido de rede. A Huawei fornece uma ferramenta de planejamento de WLAN profissional que cobre uma variedade de ambientes, tais como plataformas de estação e estradas elevadas, retas e sinuosas. Ao utilizar essa ferramenta, os usuários podem estabelecer modelos de transmissão com base em características da WLAN, realizar a calibragem para modelos de transmissão para cenários específicos e estimar com precisão a distância da implementação dos APs. A ferramenta de planejamento de WLAN da Huawei também é capaz de obter classificações da rede com base na força do sinal nas bordas das células, ajustando-se, portanto, à largura de banda requerida. Isso melhora muito a eficiência da construção da rede e reduz custos de construção.

AP 5G duplo da WLAN, montados profissionalmente em veículo, fornecem cobertura de alta densidade

O AP9131DN da Huawei, feito sob medida para cenários de montagem em veículos, está em conformidade com o padrão 802.11ac e fornece uma taxa máxima de 1,75 Gbit/s. O AP9131DN cumpre as exigências de ser à prova de água e à prova de fogo e usa soquetes industriais antivibratório M12, tornando-o bem adequados para uso em veículos.

Backup de plano duplo garante alta confiabilidade

A interferência de sinais wireless, causada por cinturões verdes à margem de estradas e prédios residenciais, impacta adversamente a estabilidade do sistema de WLAN. Para resolver esse problema, a Huawei usa a solução do plano A + B que emprega APs de backhaul na dianteira e na traseira de um veículo. Sob circunstâncias normais, o AP na dianteira do veículo estabelece conexões com APs à margem das vias públicas e fornece uplinks. O status do link é monitorado com o uso de um protocolo de inspeção rápida. Se a qualidade do link decair, os uplinks são imediatamente alternados para o AP na traseira do veículo. Isso melhora a estabilidade e a confiabilidade da rede, mesmo em cenários com obstáculos e interferência.

A solução de backhaul de WLAN veículo-estação terrena da Huawei ajuda a EPMTPQ a obter imagens satisfatórias de vigilância por vídeo em HD, permitindo ao pessoal de operações e manutenção (O&M) observar claramente o status do veículo em tempo real. Mesmo durante as horas do rush, os passageiros podem navegar por websites, enviar e receber e-mails, fazer download de músicas e upload de fotos e desfrutar a melhor experiência do Wi-Fi.

Hoje em dia, os ônibus com Wi-Fi estão florescendo. Recursos de operação e serviço continuamente inovadores e novos modelos de negócios irão tornar o ônibus com Wi-Fi mais eficientes. Serviços como análise de dados do comportamento do usuário, envio de informações comerciais baseadas em localização do usuário e aplicações em cidades inteligentes serão viabilizados em um futuro próximo. O ônibus com Wi-Fi irá gerar grandes mudanças nas empresas de transporte globais e nas vidas das pessoas.

FONTE Huawei