IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Nova pesquisa apresenta benefícios significativos para pacientes da DPOC usando myAirvo, da Fisher & Paykel Healthcare

Fisher & Paykel Healthcare Corporation Limited

20/04/2018 14h29

AUCKLAND, Nova Zelândia, 20 de abril de 2018 /PRNewswire/ -- A Fisher & Paykel Healthcare Corporation Limited anunciou hoje que uma nova pesquisa foi publicada no International Journal of COPD, que demonstra benefícios significativos da terapia nasal de alto fluxo para pacientes da DPOC* que usam o aparelho myAirvo, da Fisher & Paykel Healthcare.

O estudo1, um teste clínico aleatório controlado, conduzido na Dinamarca, investigou os efeitos de longo prazo da terapia nasal de alto fluxo para pacientes da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) já em tratamento com terapia de oxigênio de longa duração.

O teste clínico apresentou resultados estatisticamente significativos – o primeiro deles, uma significativa redução da taxa de exacerbação do paciente ou piora de sua condição (de 4,95 para 3,12 por paciente por ano, p <0,001) para aqueles em tratamento com a terapia nasal de alto fluxo.

Para os pacientes usando o myAirvo, o estudo também demonstrou que, ao longo do ano, todas as causas das taxas de hospitalização diminuíram da proporção de 1,39 para 0,79 por paciente – entre os que seguiram o protocolo. Nos demais resultados positivos, o grupo em tratamento (myAirvo) apareceu em melhor posição do que o grupo de controle (atendimento padrão), em diversas avaliações da qualidade de vida – com menos falta de ar, melhor mobilidade e níveis mais baixos da retenção de dióxido de carbono para os pacientes crônicos.

Maior estudo da extensão deste tratamento já conduzido num ambiente domiciliar, o teste clínico foi conduzido pelas pesquisadoras Line Storgaard e Dra Ulla Weinreich. Por um período de um ano, ele acompanhou 200 pacientes tratando a DPOC com oxigênio de longa duração (16 horas ou mais por dia).  

Vice-presidente de Produtos e Tecnologia da Fisher & Paykel Healthcare, Andrew Somervell disse: "É positivo ver resultados tão convincentes para pacientes da DPOC. Esperamos que este estudo aumente o interesse clínico no aparelho respiratório domiciliar myAirvo, incentive a mudança clínica e a adoção em todo o mundo".

Este estudo soma-se a outros resultados positivos que foram recentemente publicados nos Anais da Sociedade Torácica Americana. Conduzido pelo Dr. Kazuma Nagata, do Centro Médico do Hospital Geral da Cidade de Kobe, ele foi um teste clínico multicêntrico e de modelo cruzado realizado no Japão para o estudo de pacientes da DPOC com hipercapnia2. Esta pesquisa também demonstrou uma melhora clinicamente significativa na qualidade da vida dos pacientes (a pontuação média total melhorou 7,8 pontos, p<0,01) e uma diminuição dos níveis de hipercapnia para pacientes com DPOC hipercápnica estável.

Como um efeito dos resultados positivos deste teste piloto, um teste multicêntrico maior foi iniciado.

Juntos, estes novos estudos agregam ao crescente corpo de evidências demonstrando a eficácia da terapia nasal de alto fluxo, em casa, para pacientes usando o aparelho myAirvo.

*Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica

1 Storgaard L, Hockey H, Laursen B, Weinreich U. Efeitos de longo prazo do tratamento de alto fluxo com cânula nasal, enriquecido com oxigênio, em pacientes da DPOC com insuficiência respiratória hipoxêmica crônica. International Journal of COPD 2018; 13:1195-1205 (Long-term effects of oxygen-enriched high-flow nasal cannula treatment in DPOC patients with chronic hypoxemic respiratory failure. Int J Chron Obstruct Pulmon Dis. 2018;13:1195-1205). A Fisher & Paykel Healthcare forneceu os aparelhos myAirvo e contribuiu com o financiamento deste estudo.

2 Nagata K, Kikuchi T, Horie T, Shiraki A, Kitajima T, Kadowaki T et al. Terapia domiciliar de oxigênio de alto fluxo com cânula nasal para pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica hipercápnica estável. Um teste clínico multicêntrico cruzado aleatório. Anais da Sociedade Torácica Americana (Domiciliary High-Flow Nasal Cannula Oxygen Therapy for Patients with Stable Hypercapnic Chronic Obstructive Pulmonary Disease. A Multicenter Randomized Crossover Trial. Ann Am Thorac Soc. 2018;15(4):432-439).

 

 

 

FONTE Fisher & Paykel Healthcare Corporation Limited