IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

INSS começa a pagar hoje 1ª metade do 13º salário a aposentados

Do UOL Economia, em São Paulo

25/08/2011 06h00

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) começa a pagar hoje a primeira metade do 13º salário a aposentados e pensionistas, junto com o pagamento da folha de agosto.

O adiantamento será depositado entre os cinco últimos dias úteis de agosto e os cinco primeiros dias úteis de setembro a cerca de 24,6 milhões de pessoas.

No ano passado, 23,6 milhões de aposentados receberam a primeira parcela antecipada do 13º salário. Isso representou uma injeção de recursos de R$ 9 bilhões na economia dos municípios, de acordo com dados do Ministério da Previdência.

É a sexta vez que a Previdência paga antecipadamente uma parcela dessa gratificação. A primeira foi em 2006, resultado de acordo firmado entre governo e entidades representativas de aposentados e pensionistas.

Maioria das pessoas deve receber 50% do benefício

Na maioria dos casos, o beneficiário deve receber 50% do valor do benefício.

A exceção é para quem passou a receber o benefício depois de janeiro. Nesse caso, o valor será calculado proporcionalmente.

Os segurados que estão em auxílio-doença também recebem uma parcela menor que os 50%. Como esse benefício é temporário, o INSS calcula a antecipação proporcional ao período.

Por lei, não tem direito ao 13º salário quem recebe os seguintes benefícios: amparo previdenciário do trabalhador rural, renda mensal vitalícia, amparo assistencial ao idoso e ao deficiente, auxílio-suplementar por acidente de trabalho, pensão mensal vitalícia e abono de permanência em serviço.

Saiba qual é a ordem de pagamento conforme o final de seu cartão

Nesta quinta-feira (25), o INSS deposita o pagamento de quem recebe até um salário mínimo e tem cartão com final 1, desconsiderando-se o dígito.

O pagamento segue até o dia 8 de setembro.

Calendário de pagamentos do INSS (benefícios até 1 salário mínimo)

FinalDatas de Pagamento
125 de agosto
226 de agosto
329 de agosto
430 de agosto
531 de agosto
61º de setembro
72 de setembro
85 de setembro
96 de setembro
08 de setembro
  • Fonte: Ministério da Previdência Social

Calendário de pagamentos do INSS (benefícios acima de 1 salário mínimo)

FinalDatas de Pagamento
1 e 61º de setembro
2 e 72 de setembro
3 e 85 de setembro
4 e 96 de setembro
5 e 08 de setembro
  • Fonte: Ministério da Previdência Social

Esclarecimento de dúvidas

Os segurados do INSS podem acompanhar o calendário de pagamentos de 2011 pelo site da Previdência Social. Cartazes com o cronograma também foram distribuídos à rede bancária e às agências de Previdência Social.

Dúvidas sobre as datas do pagamento também podem ser esclarecidas por meio do telefone 135. A ligação é gratuita a partir de telefones fixos ou públicos, e tem custo de chamada local quando feita de celular.

Reajuste do teto

Uma parcela dos segurados que tem direito à revisão do teto terá seus benefícios corrigidos no pagamento de agosto.

São 107.352 beneficiários em todo o país que já recebem a mensalidade reajustada. Outros 11 mil benefícios ainda estão em análise e devem ter os valores incluídos no próximo mês.

Reajuste da inflação

Segurados que ganham acima do mínimo recebem também a diferença de 0,06%, retroativa a janeiro, creditada no pagamento de agosto.

A diferença é relativa ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) de 2010, utilizado no reajuste anual dos benefícios, que havia sido estimado num valor 0,06% menor que o INPC efetivamente apurado.