IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

'Índice Gisele' rende mais que a Bolsa dos EUA, segundo economista

Divulgação
Imagem: Divulgação

Do UOL Economia, em São Paulo

21/11/2011 12h20

Criar um índice que compara a rentabilidade das empresas representadas pela modelo brasileira Gisele Bündchen com a Bolsa de Nova York. Foi essa ideia que teve o economista Fred Fuld, em 2007. E não é que a modelo brasileira está indo muito melhor do que a Bolsa americana?

Além de ser a modelo mais bem paga do mundo pelo sétimo ano seguido, segundo ranking da revista Forbes, com faturamento de US$ 45 milhões em 2010, Gisele Bündchen é também uma boa opção de investimento para as empresas.

  • Desempenho do 'índice Gisele' comparado ao índice Dow Jones

O 'índice Gisele', que acompanha o desempenho só das empresas representadas pela modelo brasileira, tem mostrado um desempenho melhor que o índice Dow Jones, um dos principais indicadores dos movimentos do mercado norte-americano, de acordo com os gráficos feitos por Fuld.

De janeiro de 2007 a setembro de 2011, o 'índice Gisele' subiu 41%, enquanto o Dow Jones caiu 4% no mesmo período, demonstra Fuld.

Entre as empresas representadas pela modelo estão Volkswagen, Polo Ralph Lauren Corp, Procter & Gamble, Disney e Vivo Participações.

Segundo o economista, o desempenho do 'índice Gisele' seria ainda melhor se o contrato da modelo com a Apple tivesse sido renovado --ela apareceu em comerciais promovendo uma nova linha de Macintosh há alguns anos.

Angelina Jolie, Nicole Kidman e outras

Outras atrizes e modelos famosas também possuem índices que comparam o desempenho das empresas que divulgam com as Bolsas de Valores pelo mundo. As atrizes Angelina Jolie, Nicole Kdman e Jessica Alba, além da modelo Heide Klun são algumas das "homenageadas".

Índice Big Mac

E não são apenas as modelos e atrizes que possuem um índice. O famoso sanduíche Big Mac, da rede de fast-food McDonald's, tem um comparador de preços feito pela prestigiada revista britânica "The Economist". O índice é baseado na teoria da Paridade do Poder de Compra (PPP, na sigla em inglês), que compara o valor de diversos produtos em países diferentes.