Comércio sobe em 2012, mas cai em dezembro e revela sufoco da economia
O volume de vendas no comércio restrito (sem incluir carros e material de construção) subiu 8,4% em 2012 em comparação com 2011. Mas houve uma queda surpreendente de 0,5% em dezembro, em relação a novembro.
Por causa do Natal, dezembro é um mês em que normalmente há alta de vendas, em comparação com o mês anterior. Os resultados ficaram bem abaixo da expectativa do mercado. Pesquisa da agência de notícia Reuters mostrava que as projeções eram de 0,8% de alta em dezembro sobre novembro
Na comparação com dezembro de 2011, houve alta de 5% nas vendas.
O resultado do setor varejista mostra que a economia brasileira ainda sofria em dezembro para recuperar seu fôlego, a exemplo do que mostraram os dados da indústria.
A produção da indústria registrou em 2012 a primeira queda em três anos, de 2,7% mostrando que o setor entrou 2013 tendendo para baixo, segundo analistas ouvidos pela Reuters.
As informações são do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em sua Pesquisa Mensal do Comércio (PMC).
A queda em dezembro foi o primeiro resultado negativo após seis meses consecutivos de crescimento. Em novembro, as vendas haviam subido 0,3%, e a última queda tinha sido registrada em maio, de 0,9%.
Apesar de ter havido um recuo no volume de vendas, a receita nominal de vendas subiu 0,2% em relação a novembro, indicando que houve aumento de preços no período.
Segundo o IBGE, cinco das oito atividades pesquisadas registraram queda sobre o mês anterior, com destaque para equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação, com recuo de 15,5%.
As vendas de outros artigos de uso pessoal e doméstico registraram queda de 4,1% em dezembro ante novembro.
A receita nominal do varejo subiu 0,2% em dezembro na comparação com novembro, na série dessazonalizada, e fechou o ano passado com avanço de 12,3% em relação a 2011.
Resultado no comércio de carros e material de construção
Considerando as vendas do comércio varejista ampliado (que incluem vendas de carros e material de construção), o IBGE informou que houve crescimento de 8% em 2012 sobre 2011.
Na comparação mensal, foi registrada alta de 1,3% em dezembro ante novembro, com destaque para o avanço de 8,3% nas vendas de veículos e motos.
(Com Reuters e Valor)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.