IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Brasil ocupa sétimo lugar em ranking de fraudes com cartão

Do UOL, em São Paulo

09/05/2013 06h00

O Brasil ocupa o sétimo lugar em um ranking que mostra a ocorrência de fraudes com cartões. A lista, elaborada pela ACI Worldwide, empresa que produz sistemas de prevenção a fraudes bancárias e lavagem de dinheiro, contempla 17 países.

O ranking é liderado pelo México, onde 44% dos consumidores disseram que já foram vítimas de fraudes desse tipo. Logo depois aparecem os Estados Unidos (42%) e a Índia (37%).

Segundo a pesquisa, 33% dos consumidores brasileiros foram vítimas de fraudes em cartões de crédito, débito e pré-pagos nos últimos cinco anos, o que coloca o país em sétimo lugar. Considerando-se apenas os cartões de crédito, o Brasil sobe para a quinta posição (30% dos consumidores disseram terem sido vítimas de fraude nesse caso).

Segundo a pesquisa, 61% dos consumidores brasileiros optaram por usar outras formas de pagamento, como dinheiro, depois de terem sido vítimas de fraudes. A pesquisa mostra que 56% dos consumidores ficaram insatisfeitos com o tratamento recebido pelas instituições financeiras após o problema.

Entre os motivos que levam os consumidores a se sentirem satisfeitos com as empresas em situações assim estão a rapidez em reembolsar o dinheiro cobrado indevidamente (29% das respostas) e o fato de as instituições detectarem previamente a fraude e ligarem alertando (23%).

A pesquisa foi feita com 5.223 consumidores o terceiro trimestre de 2012.