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Sucesso no ramo calçadista depende de diferencial, diz consultor

11/07/2013 06h00

Encontrar um nicho de atuação ou outra maneira de se diferenciar, como um design mais elaborado ou um estilo específico de calçado, são maneiras de driblar a concorrência e estabelecer um preço que dê boa margem de lucro.

A dica é de Iroá Nogueira Lima Arantes, gerente do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa) em Franca (400 km ao norte de São Paulo).

“Quem briga por preço tem de adquirir matéria-prima por preços muito baixos e ter mão de obra barata, o que é difícil, principalmente em São Paulo. Além disso, quem atua nesse segmento briga diretamente com os produtos asiáticos”, declara.

A entidade abriga 49 micros e pequenas empresas de Franca, Jaú e Birigui em um estande na Francal, feira de calçados e acessórios, que é realizada de 9 a 12 de julho no Anhembi, em São Paulo.
 
O evento reúne cerca de mil empresas, responsáveis por 3.000 marcas de produtos, e recebe 60 mil visitantes, em média, a cada edição. Entre as expositoras está uma fabricante que criou uma linha de botas country com couro de arraia, avestruz, búfalo, cobra e jacaré
 
Segundo o relatório setorial da indústria de calçados do Brasil do IEMI (Instituto de Estudos de Marketing Industrial), nos primeiros cinco meses de 2013 as importações de calçados cresceram 14,8% em comparação com o mesmo período do ano passado.
 
Os países asiáticos são a principal origem das importações, respectivamente Vietnã, indonésia e China.
 
A gerente do Sebrae explica que a produção nacional é voltada principalmente para o mercado interno. De acordo com o relatório do IEMI, a fabricação de pares de calçados teve um incremento de 5,5% em 2012 no comparativo com o ano anterior.
 
O valor da produção das 8,2 mil indústrias de calçados, levantada pelo Instituto, aumentou 9,8%, chegando a R$ 23,9 bilhões.
 
Arantes diz que outra estratégia para se manter produtivo é sempre ter novidades.
"Antes, as empresas lançavam apenas duas coleções anuais, primavera-verão e outono-inverno. Hoje, a indústria tem que ter respostas rápidas, novidades, produtos da moda. Isso estimula o consumidor a comprar", afirma.
 
 

Serviço:

Francal 2013 – 45ª Feira Internacional da Moda em Calçados e Acessórios
Data: 9 a 12 de julho
Horário: 10h às 20h (dia 12, das 10h às 17h)
Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi – São Paulo
Endereço: Avenida Olavo Fontoura, 1.209 - Santana - São Paulo - SP
Site: www.feirafrancal.com.br
Grátis para profissionais do setor