Contratações nos EUA caem em julho, mas desemprego é o menor em 4 anos
O ritmo de contratações diminuiu em julho nos Estados Unidos, mas a taxa de desemprego caiu mesmo assim, segundo um relatório divulgado nesta sexta-feira (2).
O dado é importante porque influencia nas decisões de política econômica do Federal Reserve, o banco central dos Estados Unidos.
O número de empregos fora do setor agrícola aumentou em 162 mil, segundo o Departamento do Trabalho. O valor ficou abaixo da estimativa de analistas, ouvidos em pesquisa da agência de notícias Reuters; eles esperavam um aumento de 184 mil.
Ao mesmo tempo, a taxa de desemprego caiu 0,2 ponto percentual, para 7,4%, menor nível em mais de quatro anos.
O aumento de empregos alimentou parte da queda, mas a força de trabalho também encolheu durante o mês, fazendo um contraponto ao otimismo com a queda na taxa de desemprego.
Os dados reforçam a visão de que o mercado de trabalho está se recuperando, mas a economia mais ampla ainda opera com um ritmo baixo de crescimento.
"A economia norte-americana está avançando lentamente para melhor, mas será um longo e lento esforço", disse o economista Tanweer Akram, do ING U.S. Investment Management, antes do relatório.
A questão é se o ritmo de aumento de empregos é suficiente para que o Fed sinta que a economia dos Estados Unidos está preparada para avançar com menos suporte.
O banco central do país compra atualmente US$ 85 bilhões em títulos para manter os custos de empréstimos baixos.
(Com Reuters)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.