IPCA
0,83 Mai.2024
Topo

Mantega não descarta aumento no preço de combustíveis

Alan Marques/Folhapress
Imagem: Alan Marques/Folhapress

Do UOL, em São Paulo

16/08/2013 12h56

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, não descartou a possibilidade de um novo reajuste nos preços dos combustíveis, dizendo que esses aumentos ocorrem periodicamente.

"Periodicamente haverá reajustes dos combustíveis, mas nós não anunciamos com antecedência", disse nesta sexta-feira (16).

Na terça-feira (13), o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, afirmou que o governo avalia pedido da Petrobras sobre reajuste de preços de combustíveis.

"A Petrobras está permanentemente pedindo aumentos de seus preços, até porque estão defasados há muitos anos. Mas isso não significa que se vá acordar (sobre o assunto)", afirmou Lobão.

Ele disse ainda que o governo está avaliando a situação.

"Vamos examinar pelo Ministério da Fazenda, pelo Conselho e pelo Ministério de Minas e Energia", completou. "Nós não estamos dizendo que se vai atender a reivindicação da Petrobras, estamos examinando."

A preocupação do governo é com o impacto de eventuais aumentos de preços de combustíveis para a inflação. "Nenhum aumento de preço é bom", comentou Lobão.

Na segunda-feira, o diretor financeiro da Petrobras, Almir Barbassa, afirmou que a estatal busca "intensamente alinhar os preços internos de derivados de petróleo aos internacionais".

Após a valorização do dólar frente ao real, a Petrobras teve anulados os efeitos dos reajustes de combustíveis realizados no ano passado e no início deste ano. E a empresa continua vendendo combustíveis no Brasil a preços inferiores aos do mercado externo.

(Com agências)