Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

Banco da Espanha anuncia que país saiu da recessão após dois anos

Do UOL, em São Paulo

23/10/2013 07h26

A Espanha saiu de dois anos de recessão com um crescimento de 0,1% no terceiro trimestre, anunciou o Banco da Espanha, que geralmente tem seus cálculos confirmados pelos dados oficiais.

O aumento do PIB, "após nove trimestres consecutivos de queda", é acompanhado por uma melhora na frente de trabalho, já que o Banco da Espanha antecipa que o desemprego registrará o "índice menos desfavorável desde o início da crise".

O índice de desemprego espanhol no segundo trimestre foi de 26,3%.

Os dados oficiais sobre o crescimento no terceiro trimestre serão publicados pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE) em 30 de outubro de forma provisória, e em 28 de novembro de maneira definitiva.

A quarta maior economia da Eurozona, abalada pela explosão da bolha imobiliária em 2008 e pela crise financeira internacional, enfrenta a segunda recessão em cinco anos.

"Mas durante o terceiro trimestre, a economia espanhola prolongou a melhora gradual que vem sendo observada desde o início do ano, em um ambiente caracterizado por um certo alívio nas tensões financeiras e uma melhora na confiança", afirma o Banco da Espanha em seu boletim mensal.

No conjunto do ano, o governo da Espanha prevê uma queda do PIB de 1,3%, depois do retrocesso de 1,6% em 2012. Para 2014, Madri espera um resultado de 0,7%.

Mas o desemprego permanecerá como o principal problema da economia espanhola, com índice previsto de 26,6% no fim de 2013 e de 25,9% em 2014.

(Com AFP)

10 Comentários

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.

Especulador Arrependido

Ah se o Brasil tivesse a infraestrutura da Espanha, seria uma maravilha. Só estamos a 50 anos ou mais atrasados.

werd gomes

Mas, se os países da América Latina estão em situação MUITO MELHOR, como podemos ler uma lorota destas sobre "sair da recessão" com um desemprego de dois dígitos e uma série incontável de parâmetros negativos na Espanha e em outros países europeus como Grécia, Portugal e Irlanda? Será que a "grande mídia" faz PROPAGANDA a afvor dos regimes dos seus "patrões" em vez de postar notícias?


publicidade