IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

McDonald's faz 35 anos no Brasil; primeira lanchonete foi em Copacabana

Do UOL, em São Paulo

13/02/2014 15h35

A rede de fast food McDonald's completa, nesta quinta-feira (13), 35 anos de presença no Brasil. O primeiro restaurante foi inaugurado no bairro de Copacabana, na zona sul do Rio de Janeiro, em 1979.

A segunda unidade foi aberta dois anos depois, em 1981, na avenida Paulista, em São Paulo. Atualmente, a Arcos Dourados, franqueadora da marca no Brasil, opera mais de 800 lanchonetes em 192 cidades.

O Brasil tem algumas das lanchonetes que mais se destacam em vendas no mundo. A unidade do McDonald's do Shopping Itaquera, na zona leste da capital paulista, é a que mais vende na América Latina.

Também na zona leste da cidade, o Complexo Aricanduva, que reúne três shopping centers, é um caso de sucesso para a rede. Lá, existem quatro restaurantes, três lojas do McCafé e dez quiosques de sorvete – um recorde de unidades num mesmo local.

Nos últimos anos, a empresa, assim como outras gigantes do ramo de alimentação, tem se dedicado a campanhas contra a obesidade infantil e com foco na vida saudável, mas especialistas criticam e apontam contradições. 

A empresa é uma das patrocinadoras oficiais da Copa do Mundo da Fifa de 2014 no Brasil.