IPCA
0,83 Mai.2024
Topo

Petrobras e 4 bancos figuram entre 500 marcas mais valiosas; Apple lidera

Do UOL, em São Paulo

19/02/2014 18h25

Uma lista com as 500 marcas mais valiosas do mundo em 2014, compilada pela consultoria de marcas Brand Finance em relatório divulgado nesta quarta-feira (19), traz a Petrobras e quatro bancos brasileiros: Bradesco, Itaú, Banco do Brasil e Caixa.

O topo do ranking é todo dominado por empresas da área de tecnologia, com a Apple novamente na liderança, seguida por Samsung, Google e Microsoft. As quatro primeiras posições são as mesmas de 2013.

Marcas mais valiosas do mundo

PosiçãoEmpresasValor (em US$ bilhões)
Apple104,680
Samsung78,752
Google68,620
Microsoft62,783
Verizon53,466
GE52,533
AT&T45,410
Amazon.com45,147
Walmart44,779
10ºIBM41,513
112ºBradesco10,600
121ºItaú9,904
177ºBanco do Brasil6,972
230ºPetrobras5,570
284ºCaixa4,759
  • Fonte: BrandFinance

Dentre as brasileiras, o Bradesco aparece na 112ª posição, com valor da marca de US$ 10,6 bilhões. Em 2012, o banco aparecia em 47º lugar e em 2013, em 66º. 

O Itaú também perdeu posições nos últimos anos: foi da 62ª posição no ranking de 2012 para a 77ª no de 2013, e para 121ª em 2014. O valor da mercado foi estimado em US$ 9,904 bilhões.

O Banco do Brasil caiu da 132ª posição em 2012 para o 94º lugar em 2013 e, agora, para o 177º lugar em 2014. A marca vale US$ 6,9722 bilhões, segundo a consultoria.

A estatal Petrobras aparece na 230ª posição, com valor da marca estimado em US$ 5,570 bilhões. No ano passado, a petroleira tinha ficado no 150º lugar.

Para completar a lista de brasileiras no ranking, a Caixa Econômica Federal aparece na 284ª posição. A marca foi estimada em US$ 4,759 bilhões pela Brand Finance. 

Tecnologia lidera ranking

A Apple se manteve como a empresa mais valiosa do mundo, com a marca avaliada em US$ 104,680 bilhões --quase US$ 26 bilhões à frente de sua principal concorrente no mercado de smartphones e segunda colocada do ranking, a sul-coreana Samsung.

Além de Apple e Samsung nas primeiras posições, o topo da lista de marcas mais valiosas é composto, em sua maioria, por empresas de tecnologia. O terceiro lugar do ranking pertence ao Google, com valor da marca de US$ 68,620 bilhões.

A Microsoft manteve-se no quarto lugar, com valor da marca de US$ 62,783 bilhões.

Completando o Top 10, aparecem, na ordem: Verizon, GE, AT&T, Amazon.com, Walmart e IBM. 

Entre as dez marcas mais valiosas do mundo, só a Samsung não é norte-americana.