IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Prévia do PIB sobe 1,26% em janeiro e tem melhor resultado desde 2009

Do UOL, em São Paulo

14/03/2014 08h43Atualizada em 14/03/2014 10h50

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado pelo mercado uma prévia do PIB (Produto Interno Bruto) oficial, avançou 1,26% em janeiro em comparação a dezembro, informou o BC nesta sexta-feira (14).

O resultado foi o melhor desde dezembro de 2009, quando também avançou 1,26%. O índice de dezembro foi revisado de uma queda de 1,35% para baixa de 1,4%. Na comparação com janeiro de 2013, o IBC-Br avançou 1,01% e acumula em 12 meses alta de 2,47%.

Analistas consultados pela agência de notícias Reuters esperavam alta de 0,7% na comparação mensal, de acordo com a mediana de 26 projeções. As estimativas variaram de 0,45% a 2,3%.

A expansão em janeiro decorre de dados melhores do que o esperado tanto da indústria quanto do varejo, apontando para uma boa atividade econômica no início deste ano. Analistas consultados pela agência de notícias Reuters, no entanto, avaliam com cautela os dados positivos.

Enquanto a produção industrial avançou 2,9% no primeiro mês do ano sobre o anterior, as vendas do comércio subiram 0,4% no período.

A economia brasileira também surpreendeu no quarto trimestre de 2013 com crescimento de 0,7% na comparação com os três meses anteriores, garantindo a alta de 2,3% do PIB no ano passado.

Ainda assim, agentes econômicos preveem que a economia vai desacelerar neste ano, e a pesquisa Focus do BC mostra que a expectativa de expansão do PIB é de 1,68%.

O IBC-Br incorpora estimativas para a produção nos três setores básicos da economia: serviços, indústria e agropecuária.

Pão, carro e novela entram na conta; clique na imagem e entenda

  • Raphael Salimena/UOL

IBC-Br

O índice é elaborado mensalmente pelo BC e é considerado uma prévia do PIB (Produto Interno Bruto) --que é calculado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) a cada trimestre e leva a um resultado anual. 

O indicador do BC é visto pelo mercado como uma antecipação do resultado do PIB, e serve de base para investidores e empresas adotarem medidas de curto prazo. Porém, não necessariamente reflete o resultado anual do PIB e, em algumas vezes, distancia-se bastante.

O indicador do BC leva em conta a trajetória das variáveis consideradas como bons indicadores para o desempenho dos setores da economia (agropecuária, indústria e serviços).

A estimativa do IBC-Br incorpora a produção estimada para os três setores acrescida dos impostos sobre produtos. O PIB calculado pelo IBGE, por sua vez, é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país durante certo período.

(Com Reuters)