Designer brasileiro cria moeda com efeito 3D para colecionar por R$ 590
O designer brasileiro Renato Saes criou uma moeda para colecionadores que foi produzida para ter efeito 3D quando vista com óculos especiais.
É uma moeda da Nova Zelândia (Oceania) e foi lançada no início do ano em uma feira em Berlim (Alemanha), a World Money Fair. Começou a ser comercializada em maio.
Uma das faces da moeda apresenta figuras geométricas coloridas, que são vistas com o efeito de profundidade com os óculos.
Na outra, há a imagem da rainha Elizabeth 2ª, do Reino Unido, que é chefe de Estado da Nova Zelândia. Esse desenho, famoso mundialmente, foi feito pelo artista inglês Ian Rank-Broadley.
"É difícil inovar nesse mundo de colecionador porque já existem moedas de todo tipo", diz Saes. "Tem moeda com cheiro, com cor e feita de pedra, por exemplo. Comecei a pensar em tecnologias para fazer moeda e descobri a de 3D."
Com o valor de 2 dólares da Nova Zelândia, a moeda foi feita pela fabricante francesa de moedas Art Mint com a aprovação do governo do país. Não vai circular de verdade, é apenas para colecionadores.
Ela tem tiragem de 699 unidades, é de prata pura e pesa 31,1 gramas.
O preço é R$ 590 e ela pode ser comprada no site da empresa de moedas raras Lefeman (http://zip.net/bbrpyB).
Renato Saes trabalha com design industrial e de produto e já criou o desenho de itens como luminárias, móveis, chuveiro, skate, ventilador e capacete.
Ele já fez outras duas moedas, uma temática de Halloween e outra em homenagem ao piloto Ayrton Senna. Os trabalhos dele podem ser conferidos no site www.renatosaes.com.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.