A cada 4 brasileiros, 1 não sabe que paga imposto no dia a dia, diz estudo
De cada quatro brasileiros, um desconhece que paga impostos no dia a dia, segundo pesquisa divulgada pela Fecomércio-RJ/Ipsos nesta semana.
A pesquisa perguntou para 1.200 pessoas em 72 cidades se elas pagavam algum tributo; 25% respondeu que não. O resultado é o mesmo obtido no ano passado.
Entre os que responderam "sim", 69% citaram tributos municipais (como IPTU, taxa de iluminação e lixo), 54% indicaram impostos indiretos sobre produtos e serviços, 39% citaram impostos estaduais (como IPVA) e 17% apontaram os federais (como Imposto de Renda).
Quando os entrevistados foram estimulados a falar sobre o efeito dos impostos no momento do consumo, 96% apontaram para gastos de energia elétrica.
Quanto estimulados a falar sobre a incidência de impostos no momento do consumo, quase todos os entrevistados (96%) lembraram da conta de luz e da compra de alimentos --resultado melhor que em 2014.
Os entrevistados também identificaram a incidência de impostos sobre telefonia (93%), vestuário (93%), higiene (93%), produtos de saúde (90%), serviços bancários (89%), serviços pessoais (89%) e combustível (86%), resultado melhor que em 2014..
"Quando as pessoas associam a motivação dos impostos com a prestação adequada de serviços públicos, elevamos o nível do debate. As dificuldades na economia hoje têm a ver com o custo elevado dos impostos e da burocracia para empresas e consumidores. Quanto mais qualificado esse debate, mais próximos estaremos de uma solução", afirma o economista da Fecomércio RJ Christian Travassos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.