Bolsas

Câmbio

Itaipu bate chinesa e volta a ser líder em produção de energia em 2015

Do UOL, em São Paulo

  • Jorge Saenz/AP Photo

A hidrelétrica de Itaipu produziu mais energia do que a usina de Três Gargantas, na China, em 2015, e voltou a assumir a liderança mundial em produção anual de eletricidade.

Mesmo com uma capacidade de produção menor do que a chinesa, Itaipu produziu 2,5% a mais que Três Gargantas no ano passado. Foram 89,2 milhões de MWh (megawatt-hora) contra 87 milhões de MWh. Os dados de geração da hidrelétrica chinesa só foram divulgados nesta quinta-feira (7).

A produção de 2015 da hidrelétrica de Itaipu foi 1,6% maior do que em 2014, quando gerou 87,8 MWh. Segundo a empresa, o resultado do ano passado ficou abaixo da média dos últimos anos, mas foi considerado positivo "levando em consideração o cenário de seca enfrentado por grande parte do país".

De acordo com a empresa, a expectativa é de que a usina volte a produzir acima dos 90 milhões de MWh em 2016, o que não ocorreu nos últimos dois anos. 

Desde que entrou em operação, em 1984, a usina de Itaipu, que é administrada em conjunto pelo Brasil e pelo Paraguai, perdeu a liderança mundial em produção de energia apenas em 2014.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos