Star Wars faz Disney ser marca mais poderosa em 2016, segundo consultoria
O sucesso do novo filme da saga "Star Wars" ajudou a norte-americana Disney a desbancar a dinamarquesa Lego e tornar-se a marca mais poderosa do mundo em 2016, segundo levantamento da consultoria Brand Finance.
O ranking leva em conta fatores como familiaridade e lealdade à marca, reputação no mundo corporativo, investimento da empresa em ações de marketing e satisfação dos funcionários.
O conceito de marca, para o estudo, engloba nome, símbolos, logomarca e design usados para identificar produtos e serviços.
A Força de Star Wars
Em 2012, a Walt Disney Company comprou 100% das ações da Lucasfilm, do cineasta George Lucas e dona da saga Star Wars, por US$ 4,05 bilhões. Para a Brand Finance, Star Wars já vale US$ 10 bilhões.
Em 2015, o lançamento do novo filme da saga ajudou a alavancar o lucro e também a imagem da Disney. "Star Wars: O Despertar da Força" bateu recordes de bilheteria, arrecadando US$ 529 milhões apenas no primeiro final de semana, e foi o filme mais rápido a bater US$ 1 bilhão.
Também ajudou a Disney a aquisição de outras marcas de peso, como ESPN, Pixar, The Muppets e Marvel.
As 10 marcas mais poderosas, segundo a Brand Finance:
Disney: Empresa norte-americana de entretenimento
Lego:Fabricante de brinquedos da Dinamarca
L'Oréal: Companhia francesa de cosméticos
PwC: Empresa norte-americana de consultoria e auditoria
McKinsey: Empresa norte-americana de consultoria
Nike: Empresa norte-americana de calçados e roupas
Johnson's: Empresa norte-americana de produtos pessoais
Coca-Cola: Fabricante norte-americana de bebidas
NBC: Empresa norte-americana do setor de mídia
Google: Empresa norte-americana de tecnologia
As marcas mais valiosas
A consultoria também faz um ranking com as marcas mais valiosas:
- Apple: US$ 145,92 bilhões
- Google: US$ 94,18 bilhões
- Samsung: US$ 83,19 bilhões
- Amazon: US$ 69,64 bilhões
- Microsoft: US$ 67,26 bilhões
- Verison: US$ 63,12 bilhões
- AT&T: US$ 59,9 bilhões
- Walmart: US$ 53,66 bilhões
- China Mobile: US$ 49,81 bilhões
- Wells Fargo: US$ 44,17 bilhões
A maioria das empresas é norte-americana, com exceção da sul-coreana Samsung e da chinesa China Mobile.
Em relação a área de atuação, a maioria trabalha com tecnologia ou telecomunicações, com exceção do varejista Walmart e do banco Wells Fargo.
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