Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

Star Wars faz Disney ser marca mais poderosa em 2016, segundo consultoria

David James/Divulgação/Lucasfilm
Imagem: David James/Divulgação/Lucasfilm

Do UOL, em São Paulo

19/02/2016 16h48Atualizada em 19/02/2016 16h49

O sucesso do novo filme da saga "Star Wars" ajudou a norte-americana Disney a desbancar a dinamarquesa Lego e tornar-se a marca mais poderosa do mundo em 2016, segundo levantamento da consultoria Brand Finance.

O ranking leva em conta fatores como familiaridade e lealdade à marca, reputação no mundo corporativo, investimento da empresa em ações de marketing e satisfação dos funcionários.

O conceito de marca, para o estudo, engloba nome, símbolos, logomarca e design usados para identificar produtos e serviços.

A Força de Star Wars

Em 2012, a Walt Disney Company comprou 100% das ações da Lucasfilm, do cineasta George Lucas e dona da saga Star Wars, por US$ 4,05 bilhões. Para a Brand Finance, Star Wars já vale US$ 10 bilhões.

Em 2015, o lançamento do novo filme da saga ajudou a alavancar o lucro e também a imagem da Disney. "Star Wars: O Despertar da Força" bateu recordes de bilheteria, arrecadando US$ 529 milhões apenas no primeiro final de semana, e foi o filme mais rápido a bater US$ 1 bilhão

Também ajudou a Disney a aquisição de outras marcas de peso, como ESPN, Pixar, The Muppets e Marvel.

As 10 marcas mais poderosas, segundo a Brand Finance:

  1. Disney: Empresa norte-americana de entretenimento

  2. Lego:Fabricante de brinquedos da Dinamarca

  3. L'Oréal: Companhia francesa de cosméticos 

  4. PwC: Empresa norte-americana de consultoria e auditoria

  5. McKinsey: Empresa norte-americana de consultoria

  6. Nike: Empresa norte-americana de calçados e roupas

  7. Johnson's: Empresa norte-americana de produtos pessoais

  8. Coca-Cola: Fabricante norte-americana de bebidas 

  9. NBC: Empresa norte-americana do setor de mídia

  10. Google: Empresa norte-americana de tecnologia

As marcas mais valiosas

A consultoria também faz um ranking com as marcas mais valiosas:

  1. Apple: US$ 145,92 bilhões
  2. Google: US$ 94,18 bilhões
  3. Samsung: US$ 83,19 bilhões
  4. Amazon: US$ 69,64 bilhões
  5. Microsoft: US$ 67,26 bilhões
  6. Verison: US$ 63,12 bilhões
  7. AT&T: US$ 59,9 bilhões
  8. Walmart: US$ 53,66 bilhões
  9. China Mobile: US$ 49,81 bilhões
  10. Wells Fargo: US$ 44,17 bilhões

A maioria das empresas é norte-americana, com exceção da sul-coreana Samsung e da chinesa China Mobile.

Em relação a área de atuação, a maioria trabalha com tecnologia ou telecomunicações, com exceção do varejista Walmart e do banco Wells Fargo.

Colecionador de "Star Wars" tem brinquedos e armadura de Stormtrooper

UOL Notícias