Bolsas

Câmbio

Ouça o Giro UOL Economia com os destaques desta quinta, 19 de maio

Saulo Novaes

Do UOL, em São Paulo

Mercado em movimento

O Ibovespa, principal índice da Bolsa brasileira, fechou hoje em queda de 0,85%, com 50.132,53 pontos. Essa é a terceira queda seguida da Bovespa. Ontem, o índice já havia caído 0,55%.

O resultado foi puxado pelas ações da Petrobras, que tiveram baixa de 4,16%, e dos bancos.

Já o dólar comercial teve alta de 0,21%, cotado em R$ 3,57 na venda. Esse é o segundo avanço seguido da moeda norte-americana. Na semana, o dólar acumula alta de 1,32%; no mês, o avanço é de 3,78%. Já no ano, o dólar tem desvalorização acumulada de 9,57%.

Leia mais
 


"Pronto para ajudar"

O Fundo Monetário Internacional (FMI) elogiou as primeiras medidas anunciadas pelo ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, e reiterou a necessidade de implementar reformas macroeconômicas no país rapidamente.

O porta-voz do Fundo, Gerry Rice, afirmou hoje durante entrevista que o FMI está pronto para colaborar com o ministro e equipe e "ajudar com conselhos de política e assistência técnica, enquanto o Brasil toma medidas durante esse difícil momento".

Leia mais
 


Aprovação relâmpago?

O governo deve enviar para o Congresso a nova meta fiscal na próxima segunda-feira (23). É o que anunciou o ministro do Planejamento, Romero Jucá. Ele espera uma aprovação relâmpago da nova meta.

Jucá não quis dar novas "parciais" sobre a meta. O valor estimado foi de um rombo de R$ 200 bilhões nas contas públicas deste ano.

Leia mais
 


Sem experiência, nem emprego

A taxa de desemprego entre a população mais jovem do país, de 18 a 24 anos, foi de 24,1% no primeiro trimestre de 2016. No mesmo período, o índice geral foi de 10,9%. Os dados foram divulgados pelo IBGE.

Houve alta em relação ao trimestre anterior, de 19,4%. Na comparação com o primeiro trimestre de 2015, a alta foi de 17,6%.

Leia mais

 

Sob nova direção

O ex-ministro Pedro Parente aceitou a indicação para presidir a Petrobras e vai substituir Aldemir Bendine. O anúncio foi feito pelo Palácio do Planalto, mas a indicação ainda precisar ser votada pelo Conselho de Administração da estatal.

Com experiência no setor privado e passagem pelo governo de Fernando Henrique Cardoso, Parente assume com o desafio de ajudar a recuperar a Petrobras. A companhia brasileira é a petroleira mais endividada do mundo e está sofrendo com os preços do petróleo em queda e com o escândalo de corrupção investigado pela Lava Jato.

Leia mais
 


Prazo apertado

A Eletrobras informou que tem prazo de dez dias úteis para encaminhar preliminares de recurso que pretende apresentar contra a decisão da Bolsa de Valores de Nova York (Nyse) de suspender a negociação dos papéis da companhia, que ocorreu a partir de ontem.

A suspensão aconteceu porque a elétrica não entregou às autoridades dos Estados Unidos os formulários 20-F relativos aos exercícios sociais de 2014 e 2015 até o prazo de quarta-feira.

Leia mais

 

Retenção de usuários

Em conferência anual para programadores, o Google anunciou ontem um alto-falante inteligente, semelhante a um já vendido pela Amazon; e, hoje, óculos de realidade virtual parecidos com os feitos pela Samsung.

Os anúncios do Google mostram o interesse da empresa em tornar a inteligência artificial onipresente e, ao menos para uma analista, uma ânsia em diminuir o poder de outras gigantes tecnológicas e em prevenir a migração de usuários.

Leia mais
 


Agenda

Nesta sexta-feira o governo divulga o IPCA-15 com a prévia da inflação do mês de maio. Amanhã também é a data-limite para o Congresso votar projeto de lei que altera a meta fiscal.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos