Bolsas

Câmbio

Empresas na Bolsa atingem o menor nível de investimento desde 2009

Do UOL, em São Paulo

O investimento das empresas brasileiras com ações negociadas na Bolsa registrou, em junho de 2016, o menor nível desde dezembro de 2009.

O índice Capex/depreciação, que indica a relação entre o investimento e a depreciação das empresas, foi de 112% em junho. A depreciação é a perda de valor dos bens - como as máquinas - de uma empresa por causa de desgaste ou o surgimento de novas tecnologias, por exemplo.

Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (18) pela consultoria Economatica, que avaliou o investimento no período de dezembro de 2009 a junho deste ano. Segundo a consultoria, as empresas brasileiras atingiram seu melhor momento no quarto trimestre de 2011, com índice de 211,8%.

Setores

Dos 24 setores analisados, nove têm o índice abaixo de 100%, o que significa que os investimentos não cobrem sequer a depreciação, afirma a Economatica.

O setor com melhor índice é o de água e esgotos (271,5%). Já o setor de construção tem o menor valor (33,6%).

Empresas dos EUA

O índice verificado em empresas dos Estados Unidos mostrou uma certa estabilidade no mesmo período, entre 120% e 140%, sendo que o melhor momento das empresas norte-americanas aconteceu em dezembro de 2012, quando atingiram 154,9%.

A partir de março de 2015 as empresas brasileiras ficaram com o índice abaixo do registrado nos EUA, mantendo-se nessa situação até o momento. Em junho, o índice norte-americano foi de 124,7%. 

De acordo com a consultoria, a pesquisa foi baseada em dados financeiros encaminhados à CVM (Comissão de Valores Mobiliários) pelas empresas. 

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos