IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

McDonald's abre cozinhas e diz que hambúrguer é "0% minhoca, 100% carne"

Do UOL, em São Paulo

28/09/2016 06h00

“0% minhoca, 100% carne”. A definição sobre o hambúrguer do McDonald's é de Paulo Camargo, presidente da Divisão Brasil da Arcos Dorados, empresa que opera os restaurantes da marca em toda a América Latina.

Ele mesmo mencionou as minhocas numa visita de jornalistas a um dos restaurantes da rede em São Paulo, feita na segunda-feira (26) por ocasião da Semana Internacional da Transparência no McDonald's. É conhecida a lenda urbana de que os hambúrgueres do McDonald´s seriam feitos com minhoca.

A empresa reconhece a existência do mito e faz ações como o programa Portas Abertas, em que convida os clientes a visitarem suas cozinhas.

Nota do McDonald's diz que a ideia desse programa é mostrar "processos de qualidade na preparação dos alimentos, a frescura dos ingredientes, assim como desmitificar as histórias sobre os alimentos da rede".

A assessoria diz que "a empresa não vê nenhum reflexo ruim [dos boatos] para seus negócios".

O McDonald´s afirma que não há minhoca nenhuma: o hambúrguer é feito 100% de carne bovina e não contém conservantes. O único tempero que a carne leva é sal e pimenta do reino, mas isso só depois de o hambúrguer ser aquecido na chapa.

Outra polêmica também envolveu mais um produto da rede. Após um vídeo viralizar, virou lenda que os nuggets eram feitos de uma gosma rosa. A empresa produziu um vídeo para contestar a história e diz que eles são feitos apenas de peito de frango e depois empanados.

O UOL visitou os bastidores do McDonald´s. Veja abaixo algumas curiosidades sobre a cozinha:

1- É hora de lavar as mãos

Os funcionários devem lavar as mãos e o antebraço –com sabonete e gel- a cada uma hora. Eles também devem higienizar as mãos –apenas com gel- de meia em meia hora. Um “alarme” é tocado para avisar a hora de ir para a pia.

2- Os utensílios são lavados pelo menos a cada quatro horas

Os utensílios da cozinha são lavados a cada quatro horas, mesmo que estejam limpos. Se for preciso, são lavados antes disso. 

3- “Feito para você”

Você deve lembrar das fileiras de lanches que ficavam prontos nas estufas do restaurante. Você podia receber o lanche logo depois de pagar por ele.

Mas isso não existe mais –para evitar desperdício e para garantir o lanche quentinho. Agora, o sanduíche só começa a ser montado depois que o pedido é feito. Ele aparece em uma tela na estação de montagem e aí começa o processo.

O pão é tostado e depois é só acrescentar os ingredientes do lanche que foi pedido.

4- Big Mac leva cerca de 32 segundos para ficar pronto

O Big Mac leva cerca de 32 segundos para ser montado. O tempo pode variar um pouco para os outros lanches, dependendo da quantidade de ingredientes.

Já as batatas fritas levam 3 minutos e 10 segundos para ficarem prontas.

5- Mãos calibradas

Para manter o padrão, o McDonald´s tenta colocar uma quantidade específica para cada ingrediente do lanche. Como a montagem tem que ser rápida, não é possível pesar cada ingrediente. Então os funcionários são treinados: as mãos são “calibradas” para que eles consigam pegar a quantidade ideal de cada ingrediente. 

6- Hambúrguer pronto dura 15 minutos

Alguns ingredientes, depois de fritos ou grelhados, têm uma “data de validade” bem pequena –para garantir que o lanche chegue quentinho para o cliente.

O hambúrguer, depois de passar pela chapa e ser colocado na estação de montagem de lanches, dura 15 minutos. Existe um cronômetro para avisar que o tempo de validade se esgotou. Se dentro desse tempo ele não for colocado em algum sanduíche, ele vai para o lixo.

Os nuggets duram 20 minutos, e a batata frita, sete.

Para evitar desperdício e ao mesmo garantir que a montagem seja rápida, é feita uma estimativa de quantos lanches devem ser vendidos em um determinado dia e horário. “Nós conhecemos o perfil e a média de clientes de uma segunda-feira à tarde, por exemplo”, explica Paulo Camargo.

Baseado nessa estimativa, é decidido o ritmo e o número de hambúrgueres que vão para a chapa em um determinado espaço de tempo, assim como a quantidade de batatas que vão ser fritas.

7- Temperatura certa

O hambúrguer tem uma temperatura certa para ser servido. Ele tem que estar acima de 69 graus.

As temperaturas são medidas para garantir que estejam dentro do padrão.

8- Etiquetas coloridas

Pão liso ou com gergelim. As etiquetas dos pacotes de pão são coloridas para que fique mais fácil identificar de que lanche é cada um.

9- Refrigerante é montado no restaurante

Os ingredientes são produzidos em um centro e já chegam “prontos” no restaurante: o pão, o hambúrguer e as batatas fritas, por exemplo.

Mas um produto inusitado é montado no restaurante: o refrigerante. Você deve imaginar aquele baita caminhão distribuindo litros de refrigerante, mas não é assim que funciona.

Três ingredientes –água, xarope concentrado e gás carbônico- saem de uma máquina para se misturarem e virarem a bebida gaseificada, dentro do restaurante.

10- Você também pode pedir arroz e feijão

Não são só lanches. Você também pode pedir um prato de arroz e feijão no McDonald´s. A comida, que é feita para os funcionários, é vendida para os clientes também. Essa opção, no entanto, não é muito divulgada e nem sempre conhecida pelos clientes.

Mas o restaurante garante: se você pedir, eles servem.

Wagner Gonçalves, gerente de unidade de negócios do restaurante da avenida Henrique Schaumann, em Pinheiros, São Paulo, conta que eles vendem um prato por mês, em média.

O preço da refeição é R$ 23 no restaurante de São Paulo. Com bebida, sai por R$ 29,50.

11- Há 22 anos, as batatas eram cortadas no restaurante

Há mais de 20 anos, as batatas chegavam frescas no restaurante. Elas eram cortadas, pré-cozidas e depois fritas pelos próprios funcionários. Hoje elas chegam cortadas e congeladas. É só colocar para fritar.

12- A casquinha deve ter três voltas

É padrão: toda casquinha de sorvete do McDonald´s deve ter três voltas mais o bico. Se você receber com duas voltas, pode reclamar.

Provamos milk-shakes de Ovomaltine do McDonald´s e do Bob´s. Qual é melhor?

Nossa