Ouça o Giro UOL Economia com os destaques desta sexta, 07 de outubro
Balanço da semana
A Bolsa fechou em alta de 0,77%, com 61.108,98 pontos. É o terceiro dia seguido de ganhos e o maior nível de fechamento desde 3 de setembro de 2014. Com isso, a Bovespa encerra a semana com valorização de 4,7%. No mercado de câmbio, o dólar fechou em queda de 0,18%, cotado em R$ 3,217.
O resultado foi puxado principalmente pelo desempenho positivo das ações da Petrobras, da Vale e dos bancos Itaú Unibanco, Bradesco e Banco do Brasil.
Leia mais
Menos atraente
O Brasil caiu no ranking dos destinos mais atraentes para multinacionais fazerem investimentos. Dados divulgados pela ONU mostram que só 11% das grandes empresas do mundo indicaram que têm planos de aumentar os investimentos no Brasil até 2018.
Isso coloca o país na sétima colocação entre as economias mais cobiçadas. Em 2014, última vez que o levantamento foi feito, o Brasil aparecia na quarta posição.
Leia mais
Leão "amigo"
A Receita Federal liberou a consulta ao quinto lote de restituições do Imposto de Renda 2016. Também estão no lote restituições de 2008 a 2015, que caíram na malha fina.
Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deve acessar o site da Receita, usar o aplicativo para celular ou ligar para o telefone 146.
Leia mais
Usados e valorizados
Os veículos seminovos (usados de zero a três anos de fabricação) estão em alta. De janeiro a setembro foram vendidas 3.618.421 unidades, um aumento de 23,2% em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados são da Fenauto, associação de revendedores de veículos.
Já as vendas de veículos novos caíram 22,8% no mesmo período.
Leia mais
Índice de preços
A inflação oficial no Brasil, medida pelo IPCA, fechou o mês de setembro em 0,08%. A taxa representa uma desaceleração em relação a agosto, quando a alta dos preços foi de 0,44%. Este é o menor índice desde julho de 2014, que registrou índice de 0,01%.
O grupo dos alimentos apresentou a maior queda de preços em setembro. Já os custos de habitação, vestuário e comunicação ficaram mais caros. A projeção de inflação acumulada até o final do ano é de 7,23%.
Leia mais
Fique de olho
Os pagamentos do IPVA 2017 no Estado de São Paulo começam no dia 9 de janeiro. O calendário foi definido pela Secretaria da Fazenda paulista. Os contribuintes poderão pagar o imposto em uma única parcela no mês de janeiro, com desconto de 3%, ou parcelar o tributo em até três vezes.
Quem quiser também pode pagar o IPVA à vista em fevereiro, mas sem o desconto.
Leia mais
Créditos em São Paulo
Os contribuintes que participam do programa Nota Fiscal Paulista vão ter os créditos liberados a partir de segunda-feira (10). O valor total a ser repassado aos consumidores é de R$ 679 milhões.
Além do dinheiro na conta, outra forma de usar o crédito é abatendo no valor devido do IPVA, desde que o pedido seja indicado até o dia 31 de outubro.
Leia mais
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.