Bolsas

Câmbio

Ouça o Giro UOL Economia com os destaques desta sexta, 07 de outubro

Do UOL, em São Paulo

Balanço da semana

A Bolsa fechou em alta de 0,77%, com 61.108,98 pontos. É o terceiro dia seguido de ganhos e o maior nível de fechamento desde 3 de setembro de 2014. Com isso, a Bovespa encerra a semana com valorização de 4,7%. No mercado de câmbio, o dólar fechou em queda de 0,18%, cotado em R$ 3,217.

O resultado foi puxado principalmente pelo desempenho positivo das ações da Petrobras, da Vale e dos bancos Itaú Unibanco, Bradesco e Banco do Brasil.

Leia mais


Menos atraente

O Brasil caiu no ranking dos destinos mais atraentes para multinacionais fazerem investimentos. Dados divulgados pela ONU mostram que só 11% das grandes empresas do mundo indicaram que têm planos de aumentar os investimentos no Brasil até 2018.

Isso coloca o país na sétima colocação entre as economias mais cobiçadas. Em 2014, última vez que o levantamento foi feito, o Brasil aparecia na quarta posição.

Leia mais


Leão "amigo"

A Receita Federal liberou a consulta ao quinto lote de restituições do Imposto de Renda 2016. Também estão no lote restituições de 2008 a 2015, que caíram na malha fina.

Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deve acessar o site da Receita, usar o aplicativo para celular ou ligar para o telefone 146.

Leia mais


Usados e valorizados

Os veículos seminovos (usados de zero a três anos de fabricação) estão em alta. De janeiro a setembro foram vendidas 3.618.421 unidades, um aumento de 23,2% em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados são da Fenauto, associação de revendedores de veículos.

Já as vendas de veículos novos caíram 22,8% no mesmo período.

Leia mais


Índice de preços

A inflação oficial no Brasil, medida pelo IPCA, fechou o mês de setembro em 0,08%. A taxa representa uma desaceleração em relação a agosto, quando a alta dos preços foi de 0,44%. Este é o menor índice desde julho de 2014, que registrou índice de 0,01%.

O grupo dos alimentos apresentou a maior queda de preços em setembro. Já os custos de habitação, vestuário e comunicação ficaram mais caros. A projeção de inflação acumulada até o final do ano é de 7,23%.

Leia mais


Fique de olho

Os pagamentos do IPVA 2017 no Estado de São Paulo começam no dia 9 de janeiro. O calendário foi definido pela Secretaria da Fazenda paulista. Os contribuintes poderão pagar o imposto em uma única parcela no mês de janeiro, com desconto de 3%, ou parcelar o tributo em até três vezes.

Quem quiser também pode pagar o IPVA à vista em fevereiro, mas sem o desconto.

Leia mais


Créditos em São Paulo

Os contribuintes que participam do programa Nota Fiscal Paulista vão ter os créditos liberados a partir de segunda-feira (10). O valor total a ser repassado aos consumidores é de R$ 679 milhões.

Além do dinheiro na conta, outra forma de usar o crédito é abatendo no valor devido do IPVA, desde que o pedido seja indicado até o dia 31 de outubro.

Leia mais

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos